NOTÍCIAS
11/05/2018 15:57 -03 | Atualizado 11/05/2018 15:57 -03

Copa do Mundo de Botão resgata brincadeira e desafia geração tablet

Loja virtual foi criada por apaixonado pela modalidade e conta com mais de 10 mil seguidores nas redes.

Reprodução/Instagram
'Copa da Rússia de Futebol de Botão' acontecerá dia 20 de maio, em São Paulo.

Em tempos de TVs com resolução 4K, videogames cada vez mais modernos, realidade virtual e tecnologias futuristas, uma brincadeira criada há muitas décadas permanece viva... E com adeptos de todas as idades: o futebol de mesa, tradicionalmente conhecido como futebol de botão.

Apaixonado pela modalidade, o empresário Luciano Araújo fez da paixão dos tempos de criança o seu negócio e, há 4 anos, trabalha com a fabricação, venda e divulgação de times e acessórios de futebol de mesa pelo País, além de organizar torneios por meio da loja virtual Botões Clássicos.

"A Botões Clássicos existe desde 2014 e surgiu totalmente sem querer. Foi uma brincadeira entre familiares por causa da Copa. Tivemos a ideia de organizar um campeonato de botão na época e percebi que não tinha mais os times. Sou designer formado, trabalhei na [revista] Placar e no [jornal] Lance. Desenhei meu time, e começaram a surgir convites de amigos. Tive a ideia de montar uma loja virtual, a demanda foi aumentando e começaram a pedir espaços para jogar. Foi assim que a gente pensou em organizar os primeiros torneios", lembrou em entrevista ao HuffPost Brasil.

Dono da marca, Araújo criou loja virtual, redes sociais e se tornou referência em campeonatos amadores, que vão desde os tradicionais, como Campeonato Paulista, aos temáticos, com times formados em homenagens às bandas de rock internacional, por exemplo.

Agora, com a aproximação da Copa do Mundo da Rússia, nada melhor do que pegar carona no assunto do momento. Com isso em mente, o apaixonado pela diversão teve a ideia de promover a 'Copa da Rússia de Futebol de Botão', que acontecerá na sede da Botões Clássicos no domingo, 20 de maio, a partir do meio-dia. "Será um evento bem legal, de confraternização. Todos são bem-vindos, mas, infelizmente, só quem está inscrito poderá jogar".

Araújo lançou, em suas rede sociais e no site, times fabricados com uniformes idênticos aos que as 32 seleções classificadas para o Mundial da Rússia usarão a partir do dia 14 de junho. E espera dar ainda mais visibilidade ao projeto iniciado em 2014.

Reprodução/Instagram
Seleção Brasileira está convocada e pronta para a Copa do Mundo... De botão.

"O futebol de botão tem esse lado lúdico de poder simular torneios que acontecem na vida real. Já fizemos Libertadores, Campeonato Paulista, Eurocopa. Agora pensamos em organizar esse torneio com clima da Copa, e eu mesmo me encarreguei de atualizar os uniformes das seleções, pois muita gente curte isso", explicou.

"Abrimos inscrições e se esgotaram em 2 dias, pois tinha um limite de 32 participantes, já que seguiremos a tabela da Copa", completou.

Sem pretensão de descobrir novos profissionais

Há uma diferença sutil entre o futebol de mesa e o futebol de botão, segundo Luciano. E ele fez questão de ressaltar que tanto a loja virtual quanto o espaço físico da Botões Clássicos nasceram com o intuito de divertir, e não de formar novos jogadores para disputar torneios profissionais.

"Ser ou não um bom jogador de futebol de botão não é relevante. Criamos os torneios para ter a chance de realizar uma brincadeira. O intuito da Botões Clássicos é resgatar a brincadeira, e não formar grandes jogadores de futebol de botão. Chamar assim [botão] é até uma forma de tirar um pouco da seriedade da coisa, do futebol de mesa, dos filiados, que tem um outro estilo."

Araújo contou que já realizou, inclusive, torneios infantis de futebol de botão, e a iniciativa alcançou um sucesso inesperado. "Criticam muito as crianças por estarem ligadas à tecnologia, mas falta iniciativa dos pais de terem paciência, explicar e jogar botão com eles. Esse resgate de apresentar para a molecada o futebol de botão é muito legal e tem tido um retorno fantástico. Fizemos um campeonato infantil com 32 crianças. Foi uma festa, um verdadeiro circo."

Quem não faz questão de competir profissionalmente, mas gosta de se divertir e praticar a modalidade, pode comparecer ao espaço físico da Botões Clássicos, que fica na Rua Raul Pompeia, 1.011, na Morada do Sol, em São Paulo.

Reprodução/Instagram
Espaço da Botões Clássicos tem diversas mesas para jogar.