ENTRETENIMENTO
04/05/2018 21:09 -03 | Atualizado 04/05/2018 21:09 -03

30 vezes em que Adele foi a artista mais sincerona e inspiradora desta geração

Estrela britânica completa 30 anos neste sábado (5).

Getty Images for NARAS

Adele chega aos 30 anos neste sábado (5) com um histórico invejável.

Despontou para a fama em 2008 e desde então lançou três discos de estúdio, 19 (2008), 21 (2011) e 25 (2015) - todos aclamados pela crítica especializada. Ganhou 15 prêmios Grammy, 9 Brit Awards, um Globo de Ouro e um Oscar. Vendeu mais de 100 milhões de cópias, entre singles e álbuns, e sagrou-se uma das artistas mais admiradas do mundo.

Talvez o segredo do sucesso da cantora e compositora britânica esteja na forma honesta com a qual lida com os fãs, a carreira e a intimidade. Seja nas redes sociais ou nas turnês ao redor do mundo, Adele tem sempre uma nova faceta para mostrar.

Ela é a diva talentosa, a mãe coruja, a compositora dramática, a feminista convicta e também a cantora que esquece a própria letra, a fã fervorosa de Beyoncé, a estrela de boca suja e a artista de gargalhada fácil.

Para comemorar o novo ano da britânica, o HuffPost Brasil selecionou 30 momentos da trajetória pública de Adele que provam que ela é gente como a gente. E, por isso, uma das celebridades mais inspiradoras deste novo século.

1. Pediu desculpas aos fãs por atraso de disco.

Em 2015, Adele postou em seu Twitter uma carta dirigida aos fãs em que pedia desculpas pelos quatro anos que levou para lançar seu terceiro álbum de estúdio,25. Em um texto sensível, a cantora abordou refletiu maturidades, perdão e aceitação. Um dos trechos da carta diz:

"Eu sinto falta de tudo do meu passado, o bom e o ruim, mas apenas porque não posso voltar atrás. Quando eu estava lá, queria sair. Tão típico. Estou aqui falando sobre ser adolescente, sentar e falar bobeiras, sem ligar para o futuro, porque naquela época ele não tinha a mesma importância que tem hoje. Poder ser irreverente sobre qualquer assunto sem que haja consequências. Até mesmo seguir e quebrar regras... é melhor do que fazê-las. O [disco] 25 fala sobre conhecer a pessoa que me tornei sem nem perceber. E me desculpem por demorar tanto, mas, como vocês sabem, são coisas da vida."

2. Fez declarações inspiradoras sobre autoimagem.

"Eu tenho problemas com a minha imagem corporal, claro, mas eu não deixo isso dominar a minha vida. Existem questões maiores acontecendo no mundo do que pensar em como eu me sinto sobre mim mesma e coisas deste tipo. Existe apenas um de você, então por que você quer parecer com outra pessoa? Por que você quer ter o mesmo cabelo que todo mundo e ter as mesmas opiniões que eles?", provocou Adele em uma entrevista para a rádio SiriusXM Town Hall, em 2015.

3. Fez uma divertida versão "de brinquedo" da canção Hello.

4. Falou abertamente sobre depressão pós-parto.

"Eu tive uma depressão pós-parto muito ruim depois que eu tive o meu filho, e isso me assustou. O meu conhecimento sobre pós-parto é que você não quer estar com a sua criança. Você fica preocupada em machucar o seu filho, você fica preocupada se está fazendo o certo. No entanto, eu era obcecada com o meu filho. Eu me sentia muito incapaz. Eu senti como se tivesse feito a pior decisão da minha vida. Isso pode vir de muitas diferentes formas", disse Adele em entrevista à Vanity Fair, em 2016.

5. Sinalizou que está pronta para abraçar a orientação sexual do filho

"Ele [o filho Angelo, de 3 anos] me faz sentir tanto orgulho de mim mesma. Eu sempre gostei de mim, mas agora eu sinto tanto orgulho de tê-lo feito em minha barriga. Ele se desenvolveu na minha barriga e saiu de mim! Esse ser humano que, de repente, está andando por ai e fazendo suas próprias coisas. Eu mal posso esperar para saber quem serão seus melhores amigos, quem vai ser sua namorada ou seu namorado, quais filmes ele vai curtir... Não importa o que seja, vou apoiar meus filhos no que eles resolverem ser ou fazer", disse Adele à revista Time, em 2015.

6. Fez o mundo conhecer a risada mais contagiante que existe.

7. Levantou a bandeira do feminismo.

Antes de começar a última turnê em 2017, Adele deu uma longa entrevista para a revista Rolling Stone, na qual falou sobre privacidade e carreira. No papo, ela levantou a bandeira do feminismo e admitiu que muitas vezes sente que é alvo de perguntas sexistas só por ser uma mulher.

"Se há um movimento, isso é ótimo. Quem está fazendo isso? Você vai me perguntar se eu sou uma feminista? Eu não acho que fazem essa pergunta para os homens em entrevistas", ela disse. O repórter não fez a pergunta, mas ela decidiu continuar: "Eu sou feminista. Eu acredito que todos deveriam ser tratados da mesma forma".

8. Enganou todo mundo em pegadinha de Ellen DeGeneres.

9. Dedicou show para vítimas de atendado em Bruxelas.

Em março de 2016, Adele dedicou a canção Make You Feel My Love às vítimas dos ataques terroristas em Bruxelas, na Bélgica - que deixaram 30 pessoas mortas e 250 feridas. Ela pediu que todos da plateia a acompanhassem durante a música e fez um discurso contra o Estado Islâmico. "Estamos aqui pela mesma razão. Eu espero que todos tenham vindo para se divertir comigo. Eu estou aqui para divertir vocês, então estamos unidos, o que nos torna muito melhores que aqueles f* (os terroristas). Vocês aí, seus f*", disse.

10. E também para as vítimas de ataque em Orlando.

Em junho do mesmo ano, Adele não conteve as lágrimas ao dedicar seu show às vítimas do massacre na boate Pulse, nos EUA, que deixou mais de 50 feridos e 49 mortos. "Eu gostaria de começar esta noite dedicando este show por inteiro a todos em Orlando e que estiveram na boate Pulse na noite passada", ela falou, visivelmente emocionada.

11. Deu bronca em fã que filmava seu show.

Um dos shows da turnê de 2016 em Verona, na Itália, ficou famoso pela bronca que Adele deu em uma fã que gravava o show com equipamento semi-profissional. "Você pode parar de filmar com a câmera? Porque eu estou realmente aqui na vida real. Você pode aproveitar isso na vida real. Você poderia desmontar seu tripé? Isso não é um DVD, é um show de verdade. Eu realmente gostaria que você aproveitasse o show, porque tem muita gente lá fora que não conseguiu vir", disse uma Adele bem séria.

12. Errou, parou, mas arrasou em tributo a George Michael.

13. Recusou espetáculo no Super Bowl.

Adele já foi convidada para se apresentar no Super Bowl, uma das maiores audiências da TV americana, mas recusou. E foi por um bom motivo. "Eu não farei o Super Bowl. Vamos lá, aquele show não é realmente sobre música e eu não danço ou faço algo do tipo", justificou a cantora sem rodeios. Mas eles foram muitos simpáticos e me convidaram, mas eu disse não. Quem sabe em uma próxima vez eu faça um álbum dançante", disse.

14. Fez uma linda homenagem à Amy Winehouse.

Na semana em que Amy Winehouse completaria 33 anos, em setembro de 2016, Adele fez questão de tornar pública sua admiração pela estrela britânica. Em um show em Boston, nos EUA, a cantora revelou ao público: "Por causa dela, peguei o violão e, por causa dela, compus minhas próprias músicas. As músicas com as quais assinei contrato são as músicas que compus completamente sozinha. Se não fosse por ela, isso nunca teria acontecido. Devo 90% da minha carreira a ela". <3

15. Foi eleita artista do ano pela Billboard.

Adele foi nomeada a artista do ano pela prestigiada revista Billboard, em 2016, após ficar dez semanas em primeiro lugar na lista de canções mais ouvidas. Lançado naquele ano, o álbum 25 ficou também durante dez semanas no topo da lista de álbuns mais vendidos.

16. Ganhou um Oscar aos 24 anos.

Adele ganhou a estatueta de Melhor Canção em 2013 por Skyfall, tema de 007 - Operação Skyfall. Ela não conseguiu segurar o choro. Depois de agradecer rapidamente, fez uma declaração para o então namorado Simon Koneck, apontou para a plateia de astros e estrelas e gritou: "Vocês são todos incríveis".

Veja no player abaixo:

17. Dedicou o maior Grammy de sua carreira para Beyoncé.

No ano passado, a cantora levou para casa cinco troféus Grammy para casa, incluindo o de Álbum do Ano, o mais cobiçado da premiação. No palco, Adele dedicou o prêmio troféu à Beyoncé que, segundo ela, era a grande merecedora do prêmio.

"Eu não posso aceitar esse prêmio. O álbum 'Lemonade' foi tão monumental, Beyoncé. Foi tão bem pensado e lindo e honesto. Nós somos gratos por isso. Todos nós artistas aqui te amamos. Você é a nossa luz. O jeito que você faz eu e meus amigos se sentir. O jeito que você faz os meus amigos negros se sentirem é tão empoderador. Eu te amo. Sempre te amei e sempre vou te amar", disse Adele.

18. Falou sobre a (boa) educação que dá ao filho Angelo.

"Ele está sendo criado para respeitar as mulheres. Ele sabe que sou uma força poderosa. Ele sente isso em casa e principalmente quando me acompanha no trabalho - e ele sempre me acompanha no trabalho', revelou Adele em entrevista para a OK! Magazine, no ano passado.

19. Teve reação hilária ao ver um morcego invadindo seu show.

Esse episódio ocorreu na Cidade do México.

20. Deu selinho em fã e levou o público ao delírio.

Calma, foi tudo um (divertido) acidente.

21. Beijou um cachorrinho também.

Claro que o público caiu na gargalhada.

22. Orquestrou um coro de 160 mil pessoas no Glastonbury.

23. Fez um divertido 'cover' de Spice Girls durante show.

24. Teve a melhor reação ao esquecer letra no palco.

"Merda! Frase errada. Merda, merda, merda! Eu comecei a cantar o verso ao invés do refrão. Desculpa!"

25. Ficou no topo ranking de artistas mais ricos do Reino Unido.

Também em 2016, Adele se tornou a cantora mais rica do Reino Unido, com uma fortuna avaliada na época em 85 milhões de libras (o equivalente a mais de R$ 430 milhões).

26. Foi ao delírio com o show de Beyoncé no Coachella.

27. Recebeu a mais alta honraria da família britânica.

POOL New / Reuters

Desde 2013 Adele é membro da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, a mais importante distinção entre as honrarias concedidas pela família real britânica. Foi um reconhecimento pela sua atuação no mundo da música. Tá bom pra você?

28. Escreveu um lindo depoimento sobre Rihanna.

Adele escreveu um carinhoso depoimento sobre Rihanna na edição especial da revista Time que apresenta as 100 pessoas mais influentes do mundo agora em 2018. Um dos trechos do texto diz:

"Ela brilha como quando alguém tira uma foto com flash e você fica confuso por alguns minutos depois. Mas também é muito claro nesse brilho que ela genuinamente não dá a mínima; ela é destemida e cheia do tipo certo de atitude de ser tudo o que ela é e será para sempre."

Lindo, não?!

29. Simplesmente ARRASOU no Carpool Karaoke.

A participação de Adele no Carpool Karaoke, quadro do programa The Late Late Show, de James Corden, não foi um dos mais divertidos da história da atração como também foi o vídeo viral mais visto no YouTube de 2016.

30. Foi sincera sobre o futuro de sua carreira

Durante um dos últimos shows em Londres da turnê de seu disco mais recente, 25, Adele distribuiu uma carta aos fãs na qual indicava a possibilidade de não realizar mais shows ao redor do mundo.

Sincera, a estrela compartilhou questões que a incomodam na carreira artística.

"Eu não sou boa com excursões. Os aplausos me fazem sentir um pouco vulnerável. Eu não sei se excursionarei novamente no futuro. A única razão pela qual excursionei foi vocês. Acho que excursionar não é meu lance", diz um dos trechos da carta.

Photo gallery5 fatos que explicam a força e o poder de Yoko Ono no mundo das artes See Gallery