ENTRETENIMENTO
02/05/2018 14:49 -03 | Atualizado 02/05/2018 14:52 -03

'Star Wars e o Feminino' é tema de aula no MIS-SP durante o Star Wars Day

Pesquisadora abordará mudança da recepção de mulheres na saga criada por George Lucas.

CBS via Getty Images
Princesa Leia (Carrie Fisher) e C3PO (Carrie Fisher) contracenam em especial para TV em 1978.

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo vai comemorar o Star War Day (Dia de Star Wars) com um programa especial. Na próxima sexta-feira (4), às 19h30, a instituição promove a aula Star Wars e o Feminino, ministrada pela pesquisadora Cláudia Fusco.

Os fãs de Star Wars sabem que durante décadas a Princesa Leia foi a única mulher nos filmes da saga. Hoje, o cenário é outro. Há uma protagonista feminina encabeçando a franquia, além de diversas mulheres em papeis de destaque não só nos filmes como também no universo expandido da saga.

O que mudou na recepção do feminino em Star Wars?

Tomando esse cenário e questionamento como ponto de partida, a pesquisadora falará sobre a história da mulher na trama de Star Wars e também sobre o conceito de jornada da heroína, colocando em perspectiva a relação das mulheres da saga com a sociedade ocidental.

Star Wars e o Feminismo tem custo de R$ 30 e tem vagas limitadas. A inscrição deve ser efetuada no site do MIS.

Além de fã de Star Wars, Cláudia Fusco é jornalista, mestre em Science Fiction Studies pela Universidade de Liverpool, e pesquisadora de mitos, folclore, contos de fadas e literatura especulativa.

Para ainda não é iniciado, Star Wars Day é uma data nascida de um trocadilho em inglês com uma famosa frase dos filmes: "May the Force be with you" (Que a Força esteja com você), que ficou popular na versão "May the fourth be with you" (Quatro de maio esteja com você). Nesse dia, a cultura Star Wars é celebrada em todo a galáxia – dentro e fora das redes sociais.

SERVIÇO:

Star Wars e o Feminino

Dia 05/04

Sexta-feira, das 19h30 às 22h.

Investimento: R$30

Mais informações estão disponíveis em http://www.mis-sp.org.br.