ENTRETENIMENTO
05/04/2018 15:36 -03 | Atualizado 05/04/2018 16:15 -03

Site da Cinemateca Brasileira tem raridades do cinema nacional para você assistir on-line

Além de filmes, plataforma reúne vídeos amadores, cartazes e material jornalístico importantes na história do audiovisual brasileiro.

Arquivo Cinemateca
Cena de 'O Cangaceiro', longa que alcançou sucesso internacional em 1953.

Após trabalho de pesquisa, catalogação e documentação, a Cinemateca Brasileira lançou na última semana de março o Banco de Conteúdos Culturais, site que disponibiliza dezenas de filmes brasileiros raros.

São obras de produtoras célebres como Vera Cruz e Atlântica, todas disponíveis integralmente para o espectador assistir on-line ou mesmo fazer download no computador.

Entre os títulos disponíveis estão obras como O Cangaceiro (1953), sucesso internacional dirigido por Lima Barreto, Candinho (1954), estrelado por Mazzaropi, e Carnaval Atlântida (1952), de José Carlos Burle e Carlos Manga.

Reprodução/IMDB
Cartazes de 'Assim Era a Atlântica' e 'Candinho', clássicos do cinema nacional disponíveis no site da Cinemateca.

Todos os filmes do site aparecem no site acompanhados de suas respectivas fichas técnicas.

O banco de dados também reúne registros sem som, realizados entre os anos 1920 e 1930, incluindo comerciais, filmes institucionais e registros amadores de eventos e cidades brasileiras.

Além disso, o site dá acesso a reportagens de telejornais veiculadas pela TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil. Cartazes de eventos e roteiros ligados ao audiovisual brasileiro completam o acervo.

De acordo com a Cinemateca Brasileira, o material disponível ao público é apenas parte do acervo integral que, aos poucos, vem sendo digitalizado.

Para conhecer melhor o passado do cinema brasileiro, basta clicar aqui.

7 avós inesquecíveis do cinema