ENTRETENIMENTO
01/04/2018 12:32 -03 | Atualizado 01/04/2018 12:32 -03

Como Steven Spielberg conseguiu levar referências de ‘Star Wars’ para ‘Jogador N° 1’

O filme também conta com grandes ícones dos anos 80 e 90 como: King Kong, o T.rex de Jurassic Park, O Gigante de Ferro, Freddy Krueger, Jason e Chucky.

Divulgação
As referências a Star Wars são sutis, explica Spielberg.

Até realezas hollywoodianas como Steven Spielberg podem falar errado no circuito de relações públicas. Ou terá ele sido apenas mal interpretado?

Ao participar de uma coletiva de imprensa sobre seu novo nostálgico filme de ficção científica, repleto de ação e easter eggs (segredos escondidos) Jogador N°1 (Ready Player One), o diretor ganhador do Oscar afirmou: "não conseguimos nenhum dos direitos do filme Star Wars (...) Nós (tentamos) muito. Eles não abriram mão dos direitos". Seus comentários foram citados em toda parte, inclusive no Yahoo Entertainment.

Entretanto, logo em seguida, Spielberg corrigiu a história nos dizendo que na verdade existem referências de Star Wars na adaptação cinematográfica do livro campeão de vendas de Ernest Cline, adiantando algumas no processo.

"Fizemos uma solicitação (de propriedade intelectual) à praticamente todos os estúdios (de cinema), e também à companhias de jogos e brinquedos, e todos participaram, inclusive a Disney," disse Spielberg (assista a cima). A Disney adquiriu a empresa Lucasfim, criadora e detentora dos direitos do universo Star Wars, em 2012.

Mas o diretor queria autorização para personagens e propriedade intelectual da trilogia inicial apenas, o que faz sentido já que a vasta maioria dos incontáveis easter eggs contidos no filme vêm de grandes ícones cinematográficos dos anos 80 e 90 como: King Kong, o T.rex de Jurassic Park, O Gigante de Ferro, Freddy Krueger, Jason e Chucky.

"Não achei que seria bom para os personagens contemporâneos presentes nos (novos) Star Wars, pois nosso filme se passa em 2045 mas todos nostalgicamente voltaram para o ano de 1980," ele disse. "A Disney foi muito generosa, nos deixou basicamente escolher a dedo os pequenos itens que precisávamos."

Mesmo sendo virtualmente impossível pegar todas as referências à cultura pop em uma única exibição de Jogador N°1, Spielberg adiantou algumas presenças que os fãs de Star Wars podem procurar, como: R2-D2 e um caça X-wing.

"(Eles estão) na margem do quadro", ele disse.

Este texto foi publicado originalmente no Yahoo Entertainment e traduzido do inglês.