ENTRETENIMENTO
28/03/2018 20:42 -03 | Atualizado 28/03/2018 20:44 -03

Big Brother Brasil: As lições memoráveis de Pedro Bial na hora do paredão

"Pois bem, meu pavão misterioso, minha sumaúma frondosa, abre-se uma clareira na selva do Big Brother."

Divulgação/Globo
Bial comandou 16 atrações do BBB e, a cada paredão, chamou atenção pelos discursos.

"Gosta de bichos a Vanessa. Mas sua identificação mais essencial não é com gatos, cachorros ou cavalos. O sentimento animal mais antigo que conhece é o de se sentir um peixe fora d'água."

"Sabe por que não tinha mulher em nenhum navio, nem na cozinha, durante as grandes navegações? Porque se uma mulher fosse embarcada, todos os homens iriam brigar por ela. Se fossem duas mulheres a bordo, elas iam se engalfinhar."

"Quando morre uma sumaúma, quando tomba a grande árvore, as plantinhas de sombra morrem com a luz do sol que banha a novíssima clareira da floresta. Pois bem meu pavão misterioso, minha sumaúma frondosa, abre-se uma clareira na selva do Big Brother. Milena está eliminada."

Os trechos acima não são estrofes de letras de música de Gilberto Gil, Marisa Monte ou Caetano Veloso, ícones da MPB. São, na verdade, partes dos discursos em dias de paredão do Big Brother Brasil, todos proferidos por Pedro Bial.

Divulgação/Globo
Pedro Bial incorporava poetas, filósofos, atores e muito mais na hora do discurso final dos Paredões.

O jornalista, apresentador das 16 primeiras edições do BBB na Globo, deixou saudades. Não por ser melhor do que Thiago Leifert, atual dono do posto na telinha, mas por um ponto em especial: os discursos a cada paredão.

Todas as terças-feiras de eliminação – e também nos eventuais paredões surpresa – a cena se repetia: participantes tensos sentados em frente à TV no sofá da sala do Big Brother, ouvindo atentamente às loooongas divagações de Pedro Bial sobre a vida, o mar, os pássaros... Enfim, sobre absolutamente tudo e, ao mesmo tempo, sobre nada.

Aniversariante desta quinta-feira (29), o agora sexagenário global não está mais incumbido de discursar para os participantes do BBB, mas, como forma de homenagem pela data, lembraremos abaixo mais algumas das "melhores" lições de Bial na atração global.

Como diria o ex-apresentador do BBB, "vamos dar uma espiadinha"?

BBB 10 - Eliminação Dicesar

BBB 9 - Eliminação Milena

BBB 7 - Eliminação Íris

A inspiração de Bial também vinha nos momentos de alegria. Prova disso foram discursos utillizados nas vitórias de Marcelo Dourado, que participava do BBB pela segunda vez e era insistentemente mandado para o paredão a cada semana, e de Diego Alemão. Relembre estes momentos.

BBB 10 - Dourado campeão

BBB 7: Vitória de Diego Alemão