COMIDA
26/03/2018 09:43 -03 | Atualizado 26/03/2018 14:34 -03

Dia do Cacau: 3 receitas fáceis e saborosas para exaltar nosso amado chocolate

Ensinamos mousse, fondue e ovo de Páscoa caseiro para nenhum chocólatra colocar defeito!

Principal matéria-prima de um dos doces mais queridos pelos brasileiros, o cacau tem um dia só para ele e é comemorado nesta segunda-feira (26).

O cacau é originário da América do Sul, principalmente do Brasil, e está no centro dos debates internacionais por ter risco de extinção. De acordo com especialistas, a produção de cacau, que é a matéria-prima do chocolate, no mundo pode diminuir drasticamente até 2050.

O motivo seriam as mudanças climáticas, que estariam assolando as plantações de cacaueiros na África, responsável por produzir e exportar quase 80% do cacau consumido no mundo.

Por aqui, existem diversas iniciativas para o mercado de cacau aumentar nos próximos anos e sermos autossuficientes -- uma vez que o cacaueiro é originário das terras brasileiras.

Hoje, cada brasileiro consome, em média, 2,5 quilos por ano, o que coloca o País na 5ª posição no ranking global do consumo de chocolate.

Uma vez que ele é preferência nacional, por que não aproveitar o Dia do Cacau em grande estilo? A Electrolux apresenta três receitas práticas e deliciosas para preparar com chocolate em casa ou presentear os amigos e a família, veja:

Ovo de Páscoa para preparar em casa

Divulgação/Eletrolux

Ingrediente:

  • 500g de chocolate em barra

Modo de preparo: cortar o chocolate em pequenos pedaços, para facilitar na hora de derreter. Depois, é necessário separar as lascas em três partes com a mesma quantidade. Em uma panela, derreta 2/3 do chocolate.

Quando já estiver derretido, deixe esfriar na própria panela até chegar a uma textura mais grossa. Insira o chocolate frio e derretido na forma escolhida para o ovo de páscoa e limpe as bordas. Coloque na geladeira por dois minutos, acrescente mais uma camada do chocolate, e repita o procedimento até o ovo ficar na textura que desejar. Deixe esfriar na geladeira entre 20 e 30 minutos, depois basta desenformar e embrulhar com a embalagem de sua preferência.

Mousse de chocolate

Divulgação/Eletrolux

Ingredientes:

  • 170g de chocolate ao leite
  • 170g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite (sem soro)
  • 4 ovos
  • Sal

Modo de preparo: para começar, o chocolate precisa ser derretido, que pode ser feito na panela de pressão. Depois disso, misturar o chocolate com o creme de leite sem o soro, na mesma panela, até ficar homogêneo.

Em outro recipiente, bater quatro claras de ovo até o ponto "neve" e colocar uma pitadinha de sal. Quando a clara em neve estiver no ponto certo, só mexer delicadamente as duas misturas e colocar para gelar.

Fondue de Chocolate

Divulgação/Eletrolux

Ingredientes:

  • 100g de chocolate ao leite
  • 100g de chocolate meio amargo
  • 1 copo de creme de leite
  • 4 colheres de sopa de conhaque ou cachaça
  • Frutas de sua preferência

Modo de preparo: o fondue é uma ótima opção para reunir os amigos e famílias naqueles dias frios. Para começar, insira o creme de leite e os chocolates em uma panela e misture até derreter. Depois, basta colocar o conhaque ou a cachaça, dar mais uma mexida e pronto, já está pronto para ser servido. Para complementar, sirva com frutas de sua preferência.