ENTRETENIMENTO
21/03/2018 06:00 -03 | Atualizado 24/03/2018 12:00 -03

Aretha Franklin: 76 anos de muito RESPEITO

Rainha do Soul cancelou 2 shows que faria nos Estados Unidos no fim de março.

Divulgação
Aretha Franklin: 76 anos da Rainha do Soul e shows cancelados nos Estados Unidos.

Aretha Franklin é uma rainha. Não daquelas que usam coroa na cabeça (se bem que ela merecia). É uma rainha da música. Um gênio das cordas vocais. A Rainha do Soul.

Neste domingo (25), dia em que completa 76 anos, Aretha, também conhecida como Dama do Soul, é celebrada como uma mulher que conquistou respeito mundial por meio da música. Literalmente.

Há 51 anos, após regravar a música Respect (Respeito, em inglês), de Otis Redding, a norte-americana nascida em Memphis praticamente tomou para si a propriedade da canção, tamanho o brilhantismo que acrescentou à versão original, como o próprio autor reconheceu.

Compare com a versão de Ottis Redding.

Ela também entrou para a história ao ser a primeira mulher a fazer parte do Rock & Roll of Fame e a primeira a figurar 100 vezes na lista semanal de sucessos da revista Billboard com a performance de Rolling in the Deep, da britânica Adele, bem mais jovem que Aretha.

Em 6 décadas de carreira, Aretha Franklin ultrapassou a marca de 75 milhões de discos vendidos e faturou 18 vezes o Grammy, 8 somente na categoria R&B, que lhe renderam o apelido de Rainha do Soul.

O álbum Amazing Grace, de 1972, vendeu 2 milhões de cópias e bateu o recorde de disco gospel mais vendido da história.

​​​​Em 1968, Aretha voltou a quebrar barreiras ao ser a primeira mulher negra da história a estampar a capa da revista Time.

Reprodução/Time
1968: primeira mulher negra a estampar capa da Time

Carreira (e gravidez) precoce

A Rainha do Soul gravou seu primeiro álbum já aos 14 anos com as músicas estilo gospel que cantava na igreja do pai, o pastor Clarence LeVaugh Franklin, amigo de Martin Luther King e que era conhecido como "A voz de 1 milhão de dólares".

O dom musical também veio da mãe, Barbara Franklin, que era cantora gospel e abandonou a família quando Aretha ainda era pequena.

Aretha também engravidou cedo. Aos 15 teve o primeiro filho e, aos 17, o segundo.

Sucesso mundial, mas sem visitas ao Brasil

A voz da Rainha do Soul ultrapassou fronteiras. Aretha ficou duas semanas no topo das 100 mais quentes da Bilboard nos Estados Unidos, foi a 10ª na lista de singles mais vendidos no Reino Unido, 7ª na Itália e 2ª no Canadá.

Reprodução/Twitter
Sucesso de Aretha ultrapassou as fronteiras dos EUA

A cantora também fez shows ao redor do planeta até o ano passado, quando chegou a anunciar sua aposentadoria dos palcos (deixando a agenda aberta apenas para eventos beneficentes), mas jamais veio ao Brasil, para tristeza dos fãs.

Neste mês, em que completa 76 anos, Aretha tinha compromissos marcados em New Jersey e New Orleans, mas cancelou por problemas de saúde, não revelados pela cantora ou por familiares.

Em nota oficial, Aretha disse estar arrasada pelo cancelamento e que ficará afastada dos shows ao menos até o mês de maio.