MULHERES
20/03/2018 15:11 -03 | Atualizado 20/03/2018 15:32 -03

A homenagem de Viola Davis à luta e história de Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro

"Eu apoio e luto com vocês, Brasil. Viva Marielle e Anderson!", escreveu a atriz em seu Instagram.

Marielle Franco, veradora do Psol, e Viola Davis, em discurso na 'Marcha das Mulheres' em 2018.
Mídia Ninja/Getty Images
Marielle Franco, veradora do Psol, e Viola Davis, em discurso na 'Marcha das Mulheres' em 2018.

Para Viola Davis, Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro no dia 15 de março, foi uma "mulher forte". A atriz norte-americana, na tarde desta terça-feira (20), prestou uma homenagem à vereadora do Psol e a Anderson Pedro Gomes, motorista que também foi morto junto com ela na ação criminosa.

"Acabo de saber sobre esta mulher corajosa, #MarielleFranco, que lutou pelos direitos dos pobres nas favelas", escreveu nas redes sociais a ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo longa Um limite entre nós (2016). "Eu apoio e luto com vocês, Brasil!!", continua. "Viva Marielle e Anderson!!!", ela conclui.

A morte de Marielle ganhou repercussão internacional: O The New York Times e o The Guardian foram alguns do jornais a noticiar morte da vereadora, assim como o The Washington Post, que estampou o caso em sua manchete nesta terça-feira (20).

A reportagem do Washington Post afirma que Marielle se transformou em um "símbolo global" e lembra uma fala da parlamentar: "Em uma sociedade que se vê como pós-racial, a matança não era apenas uma guerra contra os pobres. Mas contra os negros."

Também no último domingo (18), outra artista estrangeira já havia lembrado Marielle: em show na Praça da Apoteose, no Centro do Rio, a cantora Katy Perry exibiu no telão uma foto de Marielle e levou ao palco a irmã e a filha da vereadora. Após abraçá-las, Katy ficou entre as duas e pediu um momento de silêncio para homenagear a parlamentar assassinada.

Em seguida, Katy deu um longo abraço nas familiares de Marielle e, por fim, dedicou a canção Unconditionally à vereadora.

Nesta terça (20), assim que Viola Davis publicou a homenagem, o nome da protagonista de How To Get Away With Murder ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.

Nós também. 👊

O HuffPost Brasil lançou o projeto Todo Dia Delaspara celebrar 365 mulheres durante o ano todo. Se você quiser compartilhar sua história com a gente, envie um e-mail para editor@huffpostbrasil.comcom assunto "Todo Dia Delas" ou fale por inboxna nossa página no Facebook.