MULHERES
18/03/2018 23:53 -03 | Atualizado 25/05/2018 12:01 -03

'Narra quem sabe': Fox Sports monta time de narradoras para a Copa da Rússia

Responsável pelo projeto, Vanessa Riche comemora ao HuffPost: 'Mercado gigante que se abre'.

Vanessa Riche comanda seleção de narradoras para Fox Sports.
Divulgação/Fox Sports
Vanessa Riche comanda seleção de narradoras para Fox Sports.

Os canais Fox Sports deram pontapé em um projeto voltado exclusivamente para o público feminino e batizado de Narra Quem Sabe. Com a iniciativa, 3 mulheres serão escolhidas para trabalhar em todos os jogos da Seleção Brasileira como narradoras da Copa 2018. Elas também vão narrar as semifinais e a final da competição.

Curadora e idealizadora do projeto, a jornalista Vanessa Riche conversou com o HuffPost Brasil e detalhou a iniciativa inovadora.

"Já recebemos 200 narrações de todo o Brasil por e-mail e mais 80 meninas já gravaram na nossa cabine no shopping", conta. O processo seletivo, encerrado neste domingo (18), levará 6 mulheres para passar um mês e meio para treinar junto ao time dos canais Fox Sports. Após esse período, 3 serão escolhidas para trabalhar nos jogos da Copa.

Na visão de Riche, a iniciativa da Fox Sports abrirá caminho para que as mulheres superem o preconceitoque ainda existe em parte da imprensa contra a ala feminina que trabalha no esporte, especialmente no futebol.

"Ainda temos poucas narradoras no rádio e tenho certeza de que nessa seleção vamos encontrar muitas mulheres talentosas pelo Brasil. Já chegaram testes muito bons. É um mercado gigante que se abre", analisa Riche.

O início e o futuro

Divulgação
Helena Calil, Nadine Alves e Nadine Bastos integram time feminino da Fox Sports

A ideia de envolver a ala feminina na preparação do time Fox para a Copa 2018 vinha amadurecendo desde 2017.

A intenção da emissora é avançar ainda mais no plano de incluir as mulheres nas transmissões de futebol e nos programas da casa e, segundo Riche, não será surpresa se passarem a integrar o time oficial da Fox após o Mundial.

"Ainda não definimos os planos para as narradoras pós-Copa, mas tenho certeza de que o espaço já está aberto. Tivemos, também, uma resposta positiva do mercado publicitário: gostaram muito de poder contar com produtos para mulheres em um canal de esporte."

A Fox Sports vai transmitir os 64 jogos da Copa em seus dois canais, com 12 horas de transmissão por dia e programas ao vivo diretamente da Rússia.

No Fox Sports 2, a cobertura será quase toda feita por mulheres, com a participação de apresentadoras e comentaristas que já fazem parte do time da emissora, como Marina Ferrari, Karine Alves, Helena Calil e Livia Nepomuceno. O canal terá uma programação especial com mesas redondas de mulheres.

Divulgação
Marina Ferrari já faz parte do time Fox e apresenta vários programas esportivos.