COMIDA
09/03/2018 11:01 -03 | Atualizado 09/03/2018 11:02 -03

Postar fotos de comida no Instagram pode te fazer comer mais, alerta influencer

Para Amanda Meixner, existe o risco de exagerar nas porções em busca do "prato perfeito" para fotos.

Getty Images
A foto precisa estar bonita, nem que para isso as porções sejam reforçadas.

Para quem é viciado em redes sociais, passar uma refeição sem postar uma foto parece uma tortura. Uma rápida busca no Instagram, e lá estão elas: as comidas mais saborosas e lindas que você já viu.

Porém, este hábito pode te induzir a comer mais do que deveria. O motivo? A foto precisa estar bonita, nem que para isso as porções sejam reforçadas.

Amanda Meixner, influencer de saúde americana, alertou sobre o risco de acabar exagerando na refeição em busca do "prato perfeito" para o Instagram. Ela exemplificou sua teoria postando uma porção "correta", e um pouco "sem graça", e a porção para que iria para a rede social, bonita -- e que tem muito mais calorias.

Enquanto a primeira tem 320 calorias, a segunda vem com 716. "Quando você tenta tornar seu alimento mais bonito e apetitoso, mas na verdade, está bem acima da porção que você geralmente come", escreveu.

Além do que você posta, o que você vê no Instagram também pode te engordar. Um estudo publicado no periódico Brain and Congnition, em 2015, sugere que visualizar imagens bonitas de comidas pode te deixar com mais fome.

Para os pesquisadores, ver postagens conhecidas como Food Porn ("pornô de comida", em tradução livre) faz com que você compare sua própria alimentação (que certamente é mais "sem graça" que um hambúrguer com muito cheddar) e, claro, isso vai te frustar.

O resultado é simples: além de pensar em comer toda vez que se deparar com uma comida deliciosa no Instagram, você vai desejá-la bem mais do que uma comida saudável -- não tão impactante e glamourosa.