ENTRETENIMENTO
09/03/2018 07:00 -03

Encantados, de Tizuka Yamazaki, chega às telas 4 anos após lançamento mundial

Filme é inspirado na história de vida da pajé cabocla Zeneida Lima.

Carolina Oliveira (Zeneida) e seu Encantado (Thiago Martins): história de amor.
Divulgação
Carolina Oliveira (Zeneida) e seu Encantado (Thiago Martins): história de amor.

O filmeEncantados, de Tizuka Yamazaki, demorou, mas finalmente chegou às telas de cinema de algumas das principais capitais do Brasil na última quinta-feira (8), com exibições em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

A obra foi inspirada na história de vida da pajéZeneida Lima e é baseada no livroO Mundo Místico dos Caruanas da Ilha do Marajó. Foi filmada em 2009 e finalizada em 2014, época em que ocorreu seu lançamento mundial.

Somente agora, 4 anos depois, a produção, vencedora da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo como melhor filme brasileiro do Festival da Juventude daquele ano, está ao alcance do grande público.

Os Caruanas (Encantados) são energias que vivem nas águas e possuem missões que só podem ser cumpridas através de um Pajé. Eles, aliás, foram o motivo usado pela cineasta, em entrevista ao site Adoro Cinema, para explicar o longo hiato entre o fim da produção e o lançamento do filme em nível nacional.

"Hoje, eu vejo claramente que esse era o tempo para lançar o filme. Quando você trabalha com entidades, você tem que ir no tempo delas, e não no tempo da produção, distribuição, entendeu?"

Divulgação

A trama:
O longa retrata o olhar poético de Tizuka sobre a trajetória inicial de Zeneida (interpretada por Carolina Oliveira) no mundo da pajelança, com uma história de amor entre ela e um encantado de nome Antônio (vivido pelo ator Thiago Martins).

Filha de um importante político do Pará e parte de uma família de 10 irmãos, Zeneida é sensitiva, vê coisas que ninguém vê, e se destaca por seu jeito forte e perseverante. Quando conhece Antonio (caruana), figura encantada da Floresta, se apaixona e entra em conflito com a família.

A pré-estreia de Encantados levou 1.500 pessoas à Praça do Trapiche, em Soure, maior município da Ilha de Marajó, no Pará, no fim de novembro de 2017, e também lotou as salas de cinema no dia 7 de dezembro, em cinco cidades do estado.

Assista abaixo ao trailer oficial do filme e confira a ficha técnica da obra


​​​​​​Ficha Técnica:

Nome: Encantados

Direção: Tizuka Yamazaki

Roteiro: Victor Navas

Produção: Cacá Diniz e Alvenir Coimbra

Distribuição: H20

Elenco: Carolina Oliveira (Zeneida), Thiago Martins (Antônio), Letícia Sabatella (Zezé), José Mayer (Angelino), Dira Paes (Cotinha), Ângelo Antônio (Mundico), Cássia Kiss Magro (Pajé Líder), Laura Cardoso (Pokaru) e Fafá de Belém (Alaci).