LGBT
08/03/2018 13:06 -03 | Atualizado 08/03/2018 15:24 -03

O vídeo poderoso que mostra a jornada de construção pessoal de um homem trans

O anúncio do EuroPride 2018 visa conscientizar as pessoas da falta de proteções para os transgêneros em todo o mundo.

Os organizadores do EuroPride 2018 querem ampliar, literalmente, a voz das pessoas transgênero de todo o mundo, por meio de uma campanha de rádio e vídeo. O anúncio "Voice of Change" (Voz da Transformação, em tradução livre) acompanha a transição de uma pessoa transgênero por meio do som de sua voz.

Os criadores do anúncio convidaram Alex, que se identifica como homem trans, a ir ao estúdio cada vez que ele recebia uma injeção de testosterona. A gravação finalizada é uma documentação passo a passo do processo de afirmação de gênero de Alex.

"O que vocês estão ouvindo agora é ilegal em muitos países", ele fala no vídeo, que pode ser visto acima. "Algumas pessoas nascem com o direito de ser quem são. Outras, como eu, precisam lutar por esse direito. Vamos mudar essa situação!"

2018 será o primeiro ano em que o EuroPride vai acontecer em duas cidades: Estocolmo e Gothenburg, na Suécia. Os organizadores do Pride de Estocolmo e do West Pride identificaram como elemento que inspirou a nova campanha um estudo feito em 2017 pela National Geographic mostrando que em 67 países não existem dispositivos legais para a mudança de gênero.

"Uma de nossas responsabilidades mais importantes como festivais Pride é destacar as injustiças e a opressão que pessoas LGBTIQ+ ainda sofrem em outros países e aqui no nosso país", disse ao HuffPost em e-mail o presidente do West Pride, Tasso Stafilidis.

"Com a organização do EuroPride, podemos chamar a atenção para questões críticas à vida como a situação de vida das pessoas transgênero, moldar a opinião pública e reivindicar transformações e respeito."

O EuroPride 2018 começará em Estocolmo em 27 de julho e será encerrado em Gothenburg no dia 19 de agosto. O evento realizado pela Associação Européia do Orgulho Gay (em inglês:European Pride Organisers Association), de sigla EPOA, é realizado desde 1992.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

O HuffPost Brasil lançou o projeto Todo Dia Delas para celebrar 365 mulheres durante o ano todo. Se você quiser compartilhar sua história com a gente, envie um e-mail para editor@huffpostbrasil.com ou fale por inbox na nossa página no Facebook.