LGBT
06/03/2018 15:40 -03 | Atualizado 06/03/2018 15:40 -03

As cores, o brilho e os carros alegóricos do Mardi Gras gay e lésbico de Sydney

Mais de 300 mil pessoas saíram às ruas de Sydney para acompanhar a festa anual LGBTQ.

Lisa Maree Williams via Getty Images
Parade goers celebrate during the 2018 Sydney Gay & Lesbian Mardi Gras Parade on March 3, 2018 in Sydney, Australia. The Sydney Mardi Gras parade began in 1978 as a march and commemoration of the 1969 Stonewall Riots of New York. It is an annual event promoting awareness of gay, lesbian, bisexual and transgender issues and themes.

O primeiro sábado de março é marcado por uma das maiores festas do ano em Sydney. Nesse dia, o desfile do Mardi Gras Gay e Lésbico fecha o centro da maior cidade da Austrália por uma noite, para festejar a comunidade LGBTQ.

O significado do evento foi ainda mais especial este ano: 2018 foi o 40º aniversário do Mardi Gras de Sydney, que surgiu em 1978 como passeata de protesto contra leis que criminalizavam a homossexualidade e o sexo gay e para lembrar a famosa rebelião de Stonewall, em Nova York, que culminou com prisões e violência policial contra participantes. E o Mardi Gras deste ano foi o primeiro desde que o governo federal australiano legalizou o casamento gay, no final do ano passado.

SAEED KHAN via Getty Images
Australia Prime Minister Malcolm Turnbull meets participants and spectators at the Mardi Gras.

Mais de 300 mil pessoas saíram às ruas para acompanhar o desfile de 200 carros alegóricos e 12 mil foliões que desceu a Oxford Street, o tradicional coração da comunidade gay de Sydney. Cores do arco-íris, glitter e lantejoulas fizeram parte do "uniforme", em fantasias que variaram de modelitos minúsculos, deixando muita pele à mostra, até outros grandes e elaborados.

O Mardi Gras contou com grande apoio político este ano. O primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull, o líder do partido oposicionista Bill Shorten e muitos outros nomes políticos desfilaram com orgulho no meio dos carros alegóricos.

Artistas LGBTQ, celebridades, atletas e personalidades da mídia apareceram em vários carros alegóricos, ao lado de participantes tradicionais acompanhados de seus amigos e familiares, e Cher também participou do desfile, antes de apresentar-se numa festa pós-desfile. Mas alguns dos maiores aplausos foram reservados para os "veteranos de 78", pessoas que participaram da marcha original de 1978 e que têm um lugar especial de honra reservado para elas em cada parada.

Veja as cores, o glitter e o glamour nas fotos abaixo:

Steven Saphore / Reuters
Participants hold banners regarding same-sex marriage during the 40th anniversary of the Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras Parade in central Sydney, Australia March 3, 2018.
Steven Saphore / Reuters
David Gray / Reuters
SAEED KHAN via Getty Images
SAEED KHAN via Getty Images
SAEED KHAN via Getty Images
SAEED KHAN via Getty Images
Lisa Maree Williams via Getty Images
SAEED KHAN via Getty Images
Brook Mitchell via Getty Images
Brook Mitchell via Getty Images

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.