COMPORTAMENTO
05/03/2018 09:47 -03 | Atualizado 05/03/2018 09:48 -03

Rotina de cuidados com a pele é também cuidar de você mesma

Seguir uma rotina de cuidar de si mesma também pode deixar sua saúde mental bem melhor.

mapodile via Getty Images
Rotina de cuidados com a pele ajuda sua saúde mental.

Praticar atividades como ioga, afastar-se das redes sociais e tomar um banho de banheira com muita espuma podem ajudar você a se descontrair. Mas qual é o efeito de lavar o rosto?

Os dermatologistas sempre divulgaram os benefícios de se seguir uma rotina diária de cuidados com a pele. E esses benefícios podem transcender a simples aparência.

Um artigo publicado no mês passado no The Outline descreveu a busca de uma pele perfeita como "enganação" e "desperdício de dinheiro". Contudo, algo que esse tipo de crítica muitas vezes deixa de levar em conta é um aspecto importante para a saúde: que cuidar da própria pele pode ser considerado cuidar de si mesma. E esse pode ser um passo importante para possivelmente melhorar sua saúde mental, segundo a dermatologista Marie Jihn, da Premier Dermatology, em San Carlos, Califórnia. Não importa se estamos falando em tirar alguns minutos para aplicar uma máscara facial ou espalhar um pouco de hidratante em seu rosto.

"Quando a pessoa segue uma rotina fixa, ela sabe o que esperar, e isso é um alívio", ela explicou. "Quanto mais vira uma rotina, menos é uma fonte de estresse. Nesse processo, você fica mais bonita."

Como seguir uma rotina de cuidados com a pele pode beneficiar nossa saúde mental

Nem todo o mundo inicia uma rotina de cuidados com a pele pensando na beleza. Mas o simples ato de cuidar da própria pele, seja qual for a finalidade, é reconfortante e tranquilizador, diz a dermatologista Rena Jogi, médica filiada ao Centro Médico Memorial Hermann Memorial City, em Houston.

"Quando a pessoa segue sua rotina de cuidados com a pele, geralmente está sozinha, em seu banheiro ou outro lugar tranquilo. É só você e o espelho", disse Jogi. "Há algo de levemente meditativo em ficar sentada ali e dedicar aqueles dez minutos a você e mais ninguém."

Jogi incentiva suas pacientes a levar a prática de cuidar de si mesmas um pouco mais longe e, enquanto estiverem cuidando da pele, ouvirem música relaxante ou um app de meditação guiada.

A californiana Tatyahna Cameron, 26 anos, começou a seguir uma rotina diária de cuidados com a pele justamente pela razão sugerida por Jogi. No começo e final de cada dia, essa é uma maneira de ela relaxar e se desligar das pressões de seu dia agitado.

"Para mim, minha rotina de cuidados com a pele é um tempinho que tiro para mim mesma duas vezes por dia", disse Cameron. "Consigo tirar uma folguinha de tudo que aquele dia vai me impor e fazer uma pausa para me concentrar em mim mesma."

Não há limites às rotinas ou rituais que podem ser considerados cuidar de si mesma, explicou a psiquiatra Patricia Normand, diretora de saúde e bem-estar integrados no Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago.

"Qualquer coisa que faça a pessoa se sentir bem geralmente é uma forma de cuidar de si mesma", disse Normand. "Isso pode incluir dormir o suficiente, tirar tempo para fazer exercício físico ou alimentar-se corretamente."

Ela explicou que o cuidar de si mesmo muitas vezes é um processo de tentativa e erro; os pacientes procuram descobrir o que reduz seu estresse e os faz sentir-se bem. Se tirar o tempo necessário para cuidar de sua pele for a atividade que alivia o estresse diário ou ajuda a pessoa a ficar mais calma, isso é benéfico.

Na realidade, observou a psiquiatra, mais pessoas precisam cuidar delas mesmas. Alguns de seus pacientes sentem-se culpados se tiram o tempo para fazer alguma coisa que lhes dá prazer.

"A pessoa não pode dar o melhor de si se não estiver se cuidando", disse Norman. "É provável que você se saia melhor em outras áreas da vida se tirar o tempo necessário para se cuidar."

Jason Reichenberg é professor adjunto de dermatologia na Escola Dell de Medicina da Universidade do Texas em Austin. Para ele, é provável que muitas pessoas não tenham consciência de como um ato de cuidar de si mesmas pode beneficiar sua saúde mental.

Ele explicou: "Tenho muitos pacientes que passam o dia todo ocupados com o trabalho, seus filhos, seu cônjuge, e não tiram alguns minutos para cuidar deles mesmos. Quando me procuram, frequentemente é porque estão sofrendo sintomas dermatológicos e procuram um tratamento. Quando eu lhes indico uma rotina diária de cuidados a tomar com a pele, eles ficam visivelmente mais relaxados. Não apenas não precisam se preocupar em escolher quais produtos usar, como se autorizam a passar alguns minutinhos por dia cuidando deles mesmos."

Para que uma rotina diária de cuidados com a pele renda benefícios à saúde mental, não é preciso usar produtos caros nem se dar a muito trabalho. Quer você goste de usar uma máscara facial ou sua preferência seja por uma solução à moda antiga, como água e sabonete, o importante é reservar aquele tempinho para você mesma.

Como cuidar da própria pele pode levar a pessoa a se cuidar melhor de modo geral

Permitir-se o tempo necessário para dedicar a algo como cuidados diários com a pele é apenas o primeiro passo para entender melhor como os bons cuidados com a pele podem afetar nossa saúde mental. O cuidar de si mesmo é uma maneira abrangente de viver, algo que pode incluir atos maiores e menores.

Pesquisas mostram que outros hábitos ligados a cuidar de si mesma, como fazer anotações em um diário, passar tempo com pets e até sair para fazer uma caminhada, podem ajudar a reduzir o estresse. O importante aqui, em última análise, é priorizar você mesmo e seu próprio bem-estar.

"Cuidar de si mesma vai muito além de coisas como cuidar da pele", falou Cameron. "Acho que cuidar da pele é um caminho fácil que conduz a atos muitos maiores de cuidar de si mesmo, como procurar terapia ou encontrar coisas que a pessoa gosta de fazer. Todos nós somos obrigados a lidar com coisas difíceis ou desagradáveis. Encontrar alguma coisa que nos permita fugir de tudo isso, nem que seja durante cinco minutos por dia, torna os problemas um pouco mais administráveis."

Se essa coisa que lhe ajuda a esquecer os problemas temporariamente é o cuidado com sua pele, melhor para você!

Esta é Mitsugetsu, uma mulher que simboliza a beleza em qualquer idade