ENTRETENIMENTO
23/02/2018 16:07 -03 | Atualizado 23/02/2018 16:40 -03

José Saramago é tema de exposição audiovisual no Farol Santander, em SP

Com entrada gratuita, 'Saramago – Os Pontos e a Vista' tem até objetos de trabalho do Nobel de Literatura.

Reuters Photographer / Reuters
Morto em 2010, escritor também foi agraciado com o prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.

O Farol Santander, novo espaço cultural localizado no centro de São Paulo, recebe no mês de março a exposição Saramago – Os Pontos e a Vista, que apresenta detalhes da trajetória e produção de José Saramago (1922-2010), ícone da literatura contemporânea vencedor do Prêmio Nobel em 1998.

Com curadoria de Marcello Dantas e produção audiovisual assinada por Miguel Gonçalves Mendes, a mostra reúne dezenas de matérias do escritor português ainda inéditos para o público brasileiro. Entre os destaques está o computador com o qual Saramago escreveu o livro Ensaio Sobre a Cegueira.

Uma das mais populares do autor, a obra conta a história de uma severa epidemia que cega as pessoas. Metáfora sobre a sociedade nos tempos atuais, o livro foi adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus), em 2008.

A produção foi aprovada (com emoção) pelo escritor português.

Voz crítica às injustiças, aos grandes poderes econômicos e um ateu convicto, Saramago escreveu mais de 30 livros, entre romances, crônicas, poemas, contos e peças teatrais. Além de Ensaio Sobre a Cegueira, destacam-se em sua biografia as obras: A Jangada de Pedra (1986), O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) e A Viagem do Elefante (2008).

Reprodução/Twitter/Cia das Letras

A ideia da exposição é que o público faça uma imersão em primeira pessoa na vida do autor morto em 2010, aos 87 anos, em decorrência de uma leucemia.

"Saramago é popularmente conhecido pelas opiniões polêmicas, mas ao nos aproximarmos de seu universo podemos entender que suas opiniões vêm de uma reflexão profunda sobre as condições humanas e as relações de poder", diz Marcello Dantas em texto de divulgação sobre a mostra.

"É a força que carrega como cidadão, que permeia sua criação literária com um interesse genuíno pelo mundo e pelo ser humano", completa o curador.

A exposição fica aberta para visitação de 9 de março a 3 de junho.

A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

Saramago – Os Pontos e a Vista

Local: Farol Santander

Rua João Bricola, 24, centro - São Paulo - SP

De 6 de março a 3 de junho de 2018.

Terça a domingo, das 9h às 19h.

Entrada franca.

Livros de escritoras que você deveria ler