COMPORTAMENTO
20/02/2018 10:42 -03 | Atualizado 20/02/2018 10:42 -03

Temperos para cultivar em casa: Aprenda a cuidar de uma horta doméstica

Você pode trocar o tempero desidratado por uma horta fresca em casa, por exemplo

Conheça ervas e temperos para plantar em casa.
merc67 via Getty Images
Conheça ervas e temperos para plantar em casa.

Já pensou trocar o seu tempero desidratado por uma erva ou folha fresquinha, colhida em casa?

Manter uma horta doméstica é mais fácil do que você imagina. Além de trazer um pouco mais de verde para a sua casa, plantar temperos e ervas vai te ajudar a economizar nas idas ao supermercado e deixar as suas receitas ainda mais gostosas.

Para começar, é preciso escolher um ambiente que seja bem servido de luz solar. Pode ser uma janela mais ampla ou até mesmo a sua varanda. Depois, escolha plantas que são fáceis de cuidar e que podem ser colhidas a partir de 30 dias do seu plantio. Assim será mais fácil renovar as mudinhas.

Cuidado ao misturar as espécies. O ideal é plantar aquelas que têm a mesma necessidade de rega e adubo no mesmo canteiro, desde que você observe a distância entre cada uma delas. Outro ponto que deve ser analisado é se você prefere iniciar a sua horta por meio de mudas ou sementes.

O plantio de sementes é mais demorado e melhor em casos de hortaliças como a beterraba. Caso você queira apenas alguns temperos para o seu dia a dia, não hesite em escolher uma muda saudável e levar para casa.

Listamos 7 espécies para você começar a sua horta em casa:

Orégano

Getty Images/iStockphoto
Orégano fresco.

Pizzas, massas, pães, carnes, peixes. Não importa, o orégano tem funções variadas na cozinha. Essa erva é super prática e pode ser plantada em recipientes melhores. Não esqueça de deixá-lo em um ambiente com luz e sempre úmido.

Hortelã

GooDween123 via Getty Images
Hortelã fresco.

Perfeito para incrementar o sabor dos pratos salgados, como saladas e peixes, mas também dá um toque especial ao aromatizar bebidas e sobremesas. A hortelã deve ser plantada sozinha, já que as suas raízes podem matar as plantas vizinhas. Mantenha em um local com bastante sol e a terra sempre úmida. Ela realmente gosta de água.

Alecrim

Getty Images/iStockphoto
Alecrim fresco.

Faz toda a diferença no preparo de carnes e legumes. Experimente plantá-lo em um vaso mais redondo, para facilitar o crescimento da planta. O alecrim precisa de luminosidade direta.

Manjericão

Getty Images/iStockphoto
Manjericão fresco

Use sem moderação. O sabor (e o produzir) que o manjericão consegue produzir é inigualável. Experimente em molhos, saladas, massas, com queijos, carnes ou peixes. Plante sempre em um recipiente grande, porque o manjericão pode alcanças 60 centímetros, e não esqueça de deixá-lo muito bem hidratado. A colheita das plantas deverá acontecer entre 2 ou 3 meses após o plantio.

Tomilho

Getty Images/iStockphoto
Tomilho fresco.

O tomilho combina muito bem no preparo de proteínas animais. A planta cresce, em média, 30 centímetros e prefere ambientes bem luminosos. Ele poderá ser usado 15 dias após o seu plantio.

Salsa

deliormanli via Getty Images
Salsa fresca.

Sopas, carnes assadas e até em omeletes. A salsa dá um toque especial a sua receita. Ela prefere lugares mais frescos e com luz indireta. Cuidado com a água: Nunca deixe o solo encharcado no vasinho. Ela poderá ser colhida após 2 ou 3 meses do seu plantio.

Cebolinha

Getty Images
Cebolinha fresca.

A cebolinha é bastante resistente a mudanças de temperaturas e se adapta a locais mais frescos ou quentes. Para isso, ela precisa de algumas horas de luminosidade direta por dia. A cebolinha estará pronta para ser usada em suas receitas após 2 meses do seu plantio. Lembre-se: Colha as folhas por inteiro, não corte só a metade.

Photo galleryNova moda é decorar a barba com flores See Gallery