COMIDA
15/02/2018 15:59 -02 | Atualizado 15/02/2018 17:44 -02

Comer mais devagar pode te ajudar a emagrecer, sugere estudo

O estudo acompanhou os hábitos alimentares de cerca de 60 mil japoneses.

"Comer devagar pode ser efetivo para prevenir a obesidade e os problemas de saúde relacionados ao aumento de peso."
Getty Images/Westend61
"Comer devagar pode ser efetivo para prevenir a obesidade e os problemas de saúde relacionados ao aumento de peso."

O tempo em que você demora para fazer suas refeições pode ser uma das peças-chaves para o controle de peso. Um novo estudo sugere que comer as refeições mais devagar ajuda a emagrecer.

"Mudanças no tempo que demora para se alimentar altera as chances de obesidade e aumento de medidas", concluiu um estudo de pesquisadores Universidade Kyushu, do Japão, publicado no periódico científico BMJ Open. "Comer devagar pode ser efetivo para prevenir a obesidade e problemas de saúde relacionados a ela."

O estudo acompanhou cerca de 60 mil japoneses que tinha diabetes durante suas consultas médicas. Os participantes eram pesados e questionados se fumavam e bebiam e sobre seus hábitos alimentares.

A conclusão foi que aqueles pacientes que comiam mais devagar tinha uma circunferência abdominal menor que o grupo que comia mais rápido. Cerca de 44% dos que comiam rápido tinham excesso de peso, ou seja, que tem IMC acima de 25.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera uma pessoa com excesso de peso quando seu IMC (Índice de Massa Corporal) está acima de 25. O IMC acima de 30 é considerado obeso.

O professor da Imperial College London, Simon Cork, disse à agência France- Presse que o estudo confirma o que pesquisadores e nutricionistas já sabiam: "que o hábito de comer devagar está associado ao controle de peso".

Ele contesta, porém, a metodologia do estudo, que não informou se os participantes praticavam exercícios físicos durante a amostra. Além disso, os entrevistados tinham diabetes tipo 2 -- uma condição crônica que pode alterar o peso.

O estudo pontuou ainda outros fatores que ajudam no controle de peso, são eles: não comer após o jantar, evitar comer duas horas antes de dormir e nunca pular o café da manhã.