COMPORTAMENTO
09/02/2018 16:13 -02 | Atualizado 09/02/2018 16:14 -02

Umbigo fedido: O que fazer se você notar odor ou secreção

Pode ser que você apenas precise de um bom banho, ou talvez seja algo mais sério.

A maioria de nós não presta atenção em nossos umbigos no dia a dia.

Podemos vê-los quando trocamos de roupa ou tomamos banho, mas, na maior parte do tempo, eles ficam cobertos. E, como os umbigos não têm nenhuma função importante (depois que estamos fora do útero), são facilmente esquecidos.

Quer dizer, até que começam a cheirar mal. Ou soltar uma secreção. E, quando isso acontece, você sabe que algo estranho está acontecendo.

Na maioria das vezes, não é preciso se preocupar se o seu umbigo estiver cheirando mal. Segundo o portal Healthline, nossos umbigos liberam um odor de vez em quando, caso nossa higiene deixe a desejar.

"Sujeira, bactéria e outros germes podem se acumular nessa área oca... a pequena cavidade provavelmente acumulará sujeira e resíduos caso você não a mantenha limpa", informa o site.

E, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh (UPMC), o umbigo contém mais de 67 tipos de bactéria! No entanto, as vezes o odor do umbigo pode ser sinal de algo mais sério que precise de atenção médica, como uma infecção ou um cisto.

Então, como dizer se você apenas precisa de um banho ou se deve consultar um médico?

Observe os seguintes sintomas

Se o seu umbigo estiver apresentando algum destes sinais, procure atendimento médico:

  • Secreção (branca, amarela ou verde)
  • Inchaço ou vermelhidão
  • Um nódulo na área
  • Febre
  • Uma ferida ou hematoma em volta do umbigo

Quais são as causas?

Existem várias razões pelas quais seu umbigo pode cheirar mal: falta de higiene, uma infecção, ter umbigo embutido ou um piercing.

Sem uma higiene adequada, fungos e germes podem se acumular no umbigo, segundo o Healthline.

"Esses germes gostam de oleosidade, pele morta, sujeira, suor e outros resíduos que ficam presos no umbigo", destaca o site. "A partir disso, se multiplicam. Bactéria e outros germes causam o mau cheiro, da mesma forma que provocam odor nas axilas quando suamos. Quanto mais profundo o umbigo, mais sujeira e germes podem ficar acumulados dentro dele."

O resultado? Mau cheiro.

Getty Images/iStockphoto
Galeria de Fotos Nós existimos: a diversidade do corpo plus size Veja Fotos