COMPORTAMENTO
09/02/2018 16:13 -02 | Atualizado 09/02/2018 16:14 -02

Umbigo fedido: O que fazer se você notar odor ou secreção

Pode ser que você apenas precise de um bom banho, ou talvez seja algo mais sério.

A maioria de nós não presta atenção em nossos umbigos no dia a dia.

Podemos vê-los quando trocamos de roupa ou tomamos banho, mas, na maior parte do tempo, eles ficam cobertos. E, como os umbigos não têm nenhuma função importante (depois que estamos fora do útero), são facilmente esquecidos.

Quer dizer, até que começam a cheirar mal. Ou soltar uma secreção. E, quando isso acontece, você sabe que algo estranho está acontecendo.

Na maioria das vezes, não é preciso se preocupar se o seu umbigo estiver cheirando mal. Segundo o portal Healthline, nossos umbigos liberam um odor de vez em quando, caso nossa higiene deixe a desejar.

"Sujeira, bactéria e outros germes podem se acumular nessa área oca... a pequena cavidade provavelmente acumulará sujeira e resíduos caso você não a mantenha limpa", informa o site.

E, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh (UPMC), o umbigo contém mais de 67 tipos de bactéria! No entanto, as vezes o odor do umbigo pode ser sinal de algo mais sério que precise de atenção médica, como uma infecção ou um cisto.

Então, como dizer se você apenas precisa de um banho ou se deve consultar um médico?

Observe os seguintes sintomas

Se o seu umbigo estiver apresentando algum destes sinais, procure atendimento médico:

  • Secreção (branca, amarela ou verde)
  • Inchaço ou vermelhidão
  • Um nódulo na área
  • Febre
  • Uma ferida ou hematoma em volta do umbigo

Quais são as causas?

Existem várias razões pelas quais seu umbigo pode cheirar mal: falta de higiene, uma infecção, ter umbigo embutido ou um piercing.

Sem uma higiene adequada, fungos e germes podem se acumular no umbigo, segundo o Healthline.

"Esses germes gostam de oleosidade, pele morta, sujeira, suor e outros resíduos que ficam presos no umbigo", destaca o site. "A partir disso, se multiplicam. Bactéria e outros germes causam o mau cheiro, da mesma forma que provocam odor nas axilas quando suamos. Quanto mais profundo o umbigo, mais sujeira e germes podem ficar acumulados dentro dele."

O resultado? Mau cheiro.

Getty Images/iStockphoto

Às vezes, no entanto, o mau cheiro é causado por uma infecção. "Umbigos que apresentam crosta, estão inflamados ou coçam podem estar infectados", segundo o UPMC.

Pessoas que foram submetidas a cirurgias no abdômen correm maior risco de infecção, como as que colocaram piercing no umbigo.

Embora raro, as pessoas podem desenvolver nódulos dentro do umbigo, chamados de onfalite, destaca o UPMC. Essas protuberâncias podem causar infecção e inflamação da pele.

Cistos na região são menos comuns, tais como o cisto epidérmico, cisto pilar e sebáceo. Estes podem estourar, liberando uma secreção, ou infeccionar.

Outras causas incluem diabetes, que podem piorar a saúde da pele e causar uma secreção parecida com queijo cottage e infecções fúngicas, que provocam mau cheiro que não é eliminado com a limpeza diária.

Como tratar

Se você tem certeza de que não tem uma infecção ou cisto, tudo o que precisa é de algum tipo de prevenção com a tradicional dupla de água e sabão. (Veja mais detalhes abaixo). No entanto, caso tenha uma infecção, o tratamento exige mais cuidados.

Primeiro, busque aconselhamento médico. Além disso, o site Healthline recomenda que o umbigo esteja limpo e seco e que se evite roupas apertadas. Os especialistas também recomendam limitar o consumo de açúcar na dieta, já que níveis elevados de glicose no sangue aumentam o risco de infecção.

Se for um piercing que causou a infecção, remova-o, e depois trate o umbigo com algodão umedecido em uma mistura de sabonete antimicrobiano e água morna.

Já para os cistos, consulte seu dermatologista, que poderá receitar medicação ou removê-lo.

Como prevenir o problema

A maneira mais fácil de prevenir o mau cheiro do umbigo é limpando-o todos os dias durante o banho com água e sabão. Esfregue gentilmente a parte interior do umbigo com uma toalhinha para remover toda a sujeira e, quanto terminar, seque-o levemente.

No entanto, se você não quiser entrar na banheira, pode lavar seu umbigo sem se molhar.

O site LiveStrong.com recomenda lavá-lo com água morna e sal. "Acrescente uma colher de sopa de sal em uma pequena tigela de água morna. Use a ponta do dedo para massagear gentilmente a água salgada dentro do umbigo ou pressione-o levemente com uma toalha macia", recomenda o site. Depois disso, enxague a área e seque-a com uma toalha limpa.

"Tome uma ducha depois de se exercitar ou suar muito para evitar que umidade se acumule no umbigo", destaca o site.

E lembre-se: evite usar loções ou cremes dentro ou em volta do umbigo. Segundo o UPMC, "a umidade extra pode contribuir para o crescimento bacteriano ou fúngico".

A palavra final

Se você não quiser que seu umbigo cheire mal, é muito simples: tome um banho e limpe-o regularmente.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

Photo galleryNós existimos: a diversidade do corpo plus size See Gallery