NOTÍCIAS
02/02/2018 11:57 -02 | Atualizado 02/02/2018 13:37 -02

Festa de Iemanjá, em Salvador, reúne multidão em homenagem ao orixá

Fiéis entregam oferendas e agradecem as bençãos do orixá.

Fiéis entregam oferendas e agradecem as bençãos da orixá.
Reprodução/Instagram/@SOTEROGRAFANDO
Fiéis entregam oferendas e agradecem as bençãos da orixá.
Quanto nome tem a Rainha do Mar? Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã Maria e Dona Iemanjá.Maria Bethânia

Nesta sexta-feira (2), Salvador está em festa e o resto do Brasil acompanha a celebração, todo vestido de branco e azul. Os festejos começam no bairro do Rio Vermelho, na capital baiana. O motivo? Celebrar as bençãos de Iemanjá.

Flores, banhos de alfazema e colar de contas fazem parte das oferendas entregues à rainha do mar. De acordo com a tradição do candomblé, as pessoas presenteiam a divindade para que ela leve consigo até o fundo do mar todas as angústias e problemas. Em troca, Iemanjá oferece sorte e esperança para um novo recomeço.

Iemanjá significa mãe dos filhos-peixe. O seu nome e a sua aparência podem se transformar de acordo com a cultura local de seus fiéis. A história da rainha dos mares foi primeiramente trazida ao Brasil pelos escravos africanos. Ela é um orixá da religião do povo Egba, que moravam na Nigéria. Com o passar dos anos, a sua história se espalhou e hoje ela é uma das mais populares orixás do País.

Veja algumas imagens das homenagens à Iemanjá:​​​​​​

Daniela Moura/Mídia Ninja

Daniela Moura/Mídia Ninja
Paula Fróes/GOVBA

Paula Fróes/GOVBA
Paula Fróes/GOVBA

Photo gallery19 festas de casamento que aperfeiçoaram a tendência de vestidos que não combinam See Gallery