31/01/2018 14:32 -02 | Atualizado 02/02/2018 12:50 -02

Roteiros para quem sabe curtir: O que fazer em SP antes, durante e no pós-Carnaval

Indicamos não só algumas opções de blocos e festas de rua, mas também onde fazer sua festa durar mais.

Já é Carnaval e já está liberado tirar a poeira da fantasia, dar uma renovada na máscara e comprar aquele montão de glitter e purpurina. Serpentina, confete, papel picado e espuma também valem.

Na série "Roteiros para quem sabe curtir", indicamos não só algumas opções de blocos e festas de rua, mas também onde fazer sua festa durar mais. Nossa primeira lista fica com São Paulo.

Nossa ideia é facilitar sua vida, mas nada de criar muitas regras, né? Carnaval é tempo de ainda mais liberdade. É que é muito capaz que você já tenha se deparado com dúvidas como "onde é que eu vou comer por lá?" ou "o que mais tem para fazer quando o bloco acabar?". Para aproveitar a festa com o sorriso no rosto e sem sofrer, separamos o melhor do antes, do durante e do depois do Carnaval.

Bora para a folia?

ROTEIROS SIMPLIFICADOS

Acadêmicos Augusta

DIA 3 DE FEVEREIRO

Orquestra Voadora

Onde e quando: ​Praça da República, 13h (concentração)

Dicas: ​Pastel da Praça e Paribar (Praça Dom José Gaspar) e Bar da Dona Onça (Av. Ipiranga, 200)

Ritaleena

Onde e quando: ​Rua dos Pinheiros x Rua Antônio Bicudo, 14h (concentração)

Dicas: ​Noname (Rua dos Pinheiros, 585), Rinconcito Peruano (Rua dos Pinheiros, 832).

Bloco Beleza Rara

Onde e Quando: ​Rua Gomes de Carvalho, 1715, 13h

Dicas: ​Bar do Arnesto (Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 207) e Rey Castro (Ministro Jesuíno Cardono, 187).

DIA 4 DE FEVEREIRO

Monobloco

Onde e quando: ​Obelisco do Ibirapuera, 12h (concentração)

Dicas: ​Piquenique no Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral)

Pilantragi

Onde e quando: ​Av​ ​Afonso Bovero x Rua Caraíbas, 12h (concentração)

Dicas: ​Padaria Real (Alfonso Bovero, 2), Shawarma Aladdin (Alfonso Bovero, 453)

Acadêmicos do Baixo Augusta

Onde e quando: ​Rua da Consolação, 14h (concentração)

Dicas: ​Igrejinha (Fernando de Albuquerque, 302) e Bar do Bahia (Augusta, 572)

Bloco Gambiarra + Tiago Abravanel

Onde e quando: ​Avenida Faria Lima, 14h (concentração)

Dicas: ​Pitico (Rua Guaicuí, 61)

DIA 10 DE FEVEREIRO

Minhoqueens

Onde e quando: ​Praça da República, 14h

Dicas: Pastel da Praça e Paribar (Praça Dom José Gaspar) e Bar da Dona Onça (Av. Ipiranga, 200)

Cortejo do Bloco 77

Onde e quando: ​Cardeal Arcoverde, 1921, 15h

Dicas: ​Cardeal Pub (Cardeal Arcoverde, 1895), Bar do Baixo (1574) e Bar do Biu (Cardeal, 772)

DIA 11 DE FEVEREIRO

Domingo Ela Não Vai

Onde e quando: ​Avenida 23 de Maio, na altura do viaduto Santa Generosa, 11h

Dicas: Restaurante Chi Fu (Praça Carlos Gomes, 200), Lamen Kazu (Thomaz Gonzaga, 51) e Sucos Mágicos (Castro Alves 31)

DIA 12 DE FEVEREIRO

Bloco Filhos de Gil

Onde e quando: ​Rua Sena Madureira​,​ 12h (concentração)

Dicas: ​Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral)

Bloco Emo

Onde e quando:​ Rua Barra Funda, 630, 13h

Dicas: ​Boteco Prato do Dia (Rua Barra Funda, 34) e Bar Garage (Barra Funda, 985)

DIA 13 DE FEVEREIRO

Bloco Sigam-me os Bons!

Onde e quando: ​Praça Silvio Romero, 14h

Dicas: ​Bar do Urso (Rua Itapura, 862)

DIA 18 DE FEVEREIRO

Baiana System

Onde e quando: ​Avenida 23 de Maio (sentido centro), 12h

Dicas: ​Rolê pelo Centro de SP

Bloco do Síndico

Onde e quando: ​Helio Pellegrino x Av Santo Amaro, 14h

Dicas: ​Boteco Pellegrino (Hélio Pellegrino, 750)

ROTEIROS DETALHADOS

Acadêmicos Augusta

DIA 3 DE FEVEREIRO

"Mas não me leve a mal é pré-Carnaval".... O pré-Carnaval já é, muitas vezes, ainda mais legal que aqueles quatro intensos dias de festa que você já deve estar mais que acostumado. Em São Paulo, a coisa já começa quente - muito quente - com a Orquestra Voadora, com concentração às 13h, na Praça da República. A Orquestra resume bem a capacidade de adaptação da música brasileira. De jazz ao maracatu, cabe de tudo no som deles. Quem quiser continuar a festa, o Paribar, na Praça Dom José Gaspar, é uma das melhores pedidas. Boa música, muita gente jovem e comida boa - sem ser cara. Quem puder gastar um pouco mais, corre para o Bar da Dona Onça (Av. Ipiranga, 200) e quem quiser matar a fome gastando pouco, a pedida é o tradicional Pastel da Praça, ao lado do Paribar.

Ainda para os amantes da boa música, o que pode ser mais divertido do que seguir a folia ao som de Rita Lee, a eterna rainha do rock brazuca? É exatamente o que acontece a partir das 14h, na esquina entre a Rua dos Pinheiros e Antônio Bicudo, em Pinheiros. Onde parar para comer e dar uma parada na folia? Pinheiros é um dos bairros mais bem servidos da cidade. Para os indies e descolados, a festa pode seguir no Noname (Rua dos Pinheiros, 585). Mas quem tiver afim de matar a fome sem ficar muito pesado, o Rinconcito Peruano é mais do que ideal. Ceviches imensos, suculentos e bons para dividir com amigos e, claro, crushs.

No outro lado da cidade, acontece o desfile do bloco Beleza Rara,com concentração às 13h, na Rua Gomes de Carvalho, 1715. Como o nome já entrega, o Beleza Rara é liderado pela Banda Eva e o que se pode esperar uma coleção de hits do melhor do Carnaval baiano. "Me Abraça", "Vem, meu amor", "Pequena Eva" e por aí vai. As dicas são o Bar do Arnesto (Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 207) e o tradicional latino Rey Castro (Ministro Jesuíno Cardono, 187).

DIA 4 DE FEVEREIRO

Para mais um desfile nas ruas de São Paulo, a festa continua das mais bonitas com o Monobloco, que conta este ano com o tema "Amor de Carnaval" (nada mais adequado, não?) e seus 200 batuqueiros. Ah, detalhe, a festança com concentração no Obelisco do Parque do Ibirapuera, 12h. A dica para os foliões não poderia ser outra senão um relaxante e delicioso piquenique no Parque do Ibirapuera. Vale a pena levar uma canga a mais para estender na grama e perder a tarde toda sem fazer absolutamente nada.

Balada também é trio elétrico. O coletivo Pilantragi descobriu isso de outros carnavais (o bloco sai às ruas desde 2013). Com concentração às 12h, o desfile rola pela Avenida Professor Alfonso Bovero no sentido Centro, subindo a Rua Bruxelas para depois entrar na Avenida Doutor Arnaldo. Como todo paulistano sabe, padaria é uma instituição. Pela Pompeia, a Padaria Real (Alfonso Bovero, 2) segue sendo abrigo seguro para toda fome fora de hora. Quem prefere comida árabe, nada melhor do que uma passada no Shawarma Aladdin (Alfonso Bovero, 453), casa comandada por um refugiado sírio.

Com o tema "É Proibido Proibir" e manifesto pelas liberdades individuais, lá vem o Acadêmicos do Baixo Augusta novamente para a festa. Como não poderia deixar de ser, a casa é Rua da Consolação, com destino ao Centro e concentração às 14h. Igrejinha (Fernando de Albuquerque, 302), para quem quiser varar a noite, ao o tradicional Bar do Bahia seguem sendo símbolos da sempre jovem Rua Augusta (Augusta, 572).

E aí que saímos da Augusta diretamente para a Avenida Faria Lima. É possível um Carnaval ser tão São Paulo e tão diferente quanto esses dois cenários? Quem chegar 14h, pega a concentração do Bloco Gambiarra, que vai contar com o reforço do ator e cantor Tiago Abravanel. No repertório, uma porção de hits atuais, marchinhas e também clássicos do axé como "Eva" e " Levada Louca ". Claro, se tem Tiago Abravanel, tem Tim Maia. E quem não quer "Não Quero Dinheiro, eu só quero amaaaaaaaaaaaar" em pleno Carnaval? Ah, dá para correr para o Pitico (Rua Guaicuí, 61) e aproveitar um belo kebab e biergaarten mais legal de São Paulo.

DIA 10 DE FEVEREIRO

Acadêmicos Augusta

Como o nome entrega, o Minhoqueens é um bloco LGBT. Mas, claro, muito, muito indicado para todxs. Como dizem na página do Facebook: "​Vai ter show, vai ter funk, vai ter Pop, carnaval, brasilidades e tudo aquilo que a gente ama ouvir o ano todo!". A festa começa 14h na Praça da República e você bem que pode usar nossas dicas do dia 3 de fevereiro para curtir melhor a região. Ah, aproveite para olhar ao seu redor e aproveitar a beleza dos prédios do Centro da cidade.

Quem disse que punk não vai para o Carnaval. No Cortejo do Bloco 77, a festa mistura hardcore, ska e punk com o melhor das marchinhas. Só não vale ser racista, homofóbico, machista nem xenófobo. Cantar a pleno pulmões é indicado e necessário. O bloco punk começa a festa na Cardeal Arcoverde, altura do número 1921, às 15h. Cardeal Pub (Cardeal Arcoverde, 1895), Bar do Baixo (1574) e matar a fome com a deliciosa comida nordestina do Bar do Biu (Cardeal, 772) são ótimas pedidas.

DIA 11 DE FEVEREIRO

Acadêmicos Augusta

As coisas saíram do controle (no bom sentido) para o pessoal do bloco Domingo Ela Não Vai. Quando estrearam como bloco no Carnaval de 2016, a expectativa era juntar 500 pessoas para festejar os hits dos anos 1990. Bem, o sucesso do ano passado, com mais de 40 mil pessoas e a dançarina Gretchen como madrinha deixa claro que tudo se saiu muito bem, obrigado.

DIA 12 DE FEVEREIRO

Se tem Caetano, tem de ter Gil, certo? Corretíssimo. Tão bom quanto o Tarado Ni Você, o bloco Filhos de Gil levam "Aquele Abraço" para os foliões na sul de São Paulo.​ ​No repertório, músicas como "Toda Menina Baiana" e "Expresso 2222". A festa começa às 12h, na Rua Sena Madureira. Para quem decidir partir para a festa, duas opções: voltar para a Avenida Paulista ou aproveitar a proximidade com o Parque do Ibirapuera e estender a cancha e a preguiça no parque mais querido do paulistano.

Bem, dá também para curtir um legítimo emo carnavalesco a partir das 13h, na Rua Barra Funda, na altura do número 630. Sim, vai ter ​Fresno, Hateen, NxZero, mas também Fall Out Boy, All Time Low, 30 Seconds to Mars, Paramore e Panic! At the Disco com cavaquinho e muito batuque. Quem quiser esticar a festa, uma boa saída é o Boteco Prato do Dia (Rua Barra Funda, 34) ou cair para o Bar Garage (Barra Funda, 985). O Carnaval de São Paulo tem realmente de tudo um pouco.

DIA 13 DE FEVEREIRO

Chaves, Chapolin, Seu Madruga... Quem não riu com Chaves e Chapolin, bom sujeito não é. Há aqueles que querem manter os personagens do mexicano Roberto Gómez Bolaños também na festa mais popular do país. Em seu segundo ano, os fãs saem em bloco para festejar o seriado mais longevo da TV brasileira (o SBT mantém os programas na grade desde 1984).

DIA 18 DE FEVEREIRO

A banda BaianaSystem, que tem ganhado cada vez mais atenção do público por conta de sua sonoridade marcante, traz, pela primeira vez, seu bloco de Carnaval para São Paulo. De tudo um pouco e muita, muita alegria no bloco comandado por Russo Passapusso. Hit em Salvador e agora estreantes em São Paulo. Acabou a festa? Corre para o Centro da cidade ou para as nossas dicas no roteiro da Rua Augusta. O pessoal do trio vai estar certamente por essas bandas.

O Bloco do Síndico cai na folia pela quarta vez no domingo, dia 18 de fevereiro, na Vila Olímpia. A concentração tem início às 14h na Praça Edgar Hermelino Leite. O percurso passa pelas avenidas Hélio Pellegrino e Faria Lima ao som de canções do mestre Tim Maia. As dicas aqui é o Boteco Pellegrino (Hélio Pellegrino, 750). Vai que vai!

Acadêmicos Augusta

Engov. maleato de mepiramina 15 mg, hidróxido de alumínio 150 mg, ácido acetilsalicílico 150 mg e cafeína 50 mg. Indicação: indicado para o alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. COSMED INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS S.A. ESSE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. FEVEREIRO/2018