31/01/2018 14:58 -02 | Atualizado 02/02/2018 12:51 -02

Roteiros para quem sabe curtir #2: O que fazer no RJ antes, durante e no pós-Carnaval

Continuamos nossa série de "Roteiros para quem sabe curtir" com a cidade que é sinônimo de Carnaval: o Rio de Janeiro.

Para quem ainda não visitou a Cidade Maravilhosa durante o período de Carnaval, fica mais do que a dica. Fazemos um apelo para que você faça as malas e corra para lá. Se os bloquinhos dominaram as ruas de São Paulo nos últimos anos, no Rio fica até complicado dizer quando é que ela começou.

Das marchinhas mais tradicionais - e nada de "Será que ele é", hein? - aos desfiles que atraem verdadeiras multidões e transformam as ruas em verdadeiros e coloridos formigueiros humanos.

Nas próximas linhas, você acompanha um pouco mais da tradição carioca e um pouco do que a cidade pode proporcionar por você.

Então bota a fantasia e corre para a avenida que é hora de folia.

AFP Getty Images

ROTEIROS SIMPLIFICADOS

DIA 9 DE FEVEREIRO

Carmelitas

Onde e quando: ​Largo do Curvelo, 8h

Dicas: ​Bar do Mineiro (Rua Paschoal Carlos Magno, 99)

DIA 10 DE FEVEREIRO

Escangalha!

Onde e quando: ​Rua Jardim Botânico, 9h

Dicas: ​Visitar o Espaço Tom Jobim ou o Jardim Botânico ou passear pela Lagoa Rodrigo de Freitas.

Bloco da Favorita

Onde e quando: ​Avenida Atlântica, esquina com a Rua Julio de Castilhos (sujeito à confirmação), 10h

Dicas: ​Victoria Bakery (Nossa Senhora de Copacabana, 1313)

Bloco do Barbas & Rebarbas

Onde e quando: ​Rua Assis Bueno X Arnaldo Quintela, 14h

Dicas: ​Void General Store Botafogo (Voluntários da Pátria, 31)

DIA 11 DE FEVEREIRO

Areia

Onde e quando: ​Rua Dias Ferreira, entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Rua General Urquiza, 10h

Dicas: ​Conhecer o Mirante do Leblon ou a Praça Antero de Quental, Madero Steak House (Av. Ataulfo de Paiva, 270), Casa Clipper (Rua Carlos Gois), Bacio di Latte (Avenida Afranio de Melo Franco, 290)

DIA 12 DE FEVEREIRO

Bloco Virtual

Onde e quando:​ Avenida Atlântica - Posto 1, 7h

Dicas: ​Bar do Alto ( Ladeira Ary Barroso, 57), Gaia Art e Café (R. Gustavo Sampaio, 323) e Festas na Praça Almirante Julio de Noronha.

DIA 13 DE FEVEREIRO

Bloco Sobrinhos do Tio Bio

Onde e quando:​ Rua Ataulfo de Paiva x Rua Rainha Guilhermina, 9h

Dicas: ​Checar dicas para o bloco Areia

AFP Getty Images

ROTEIROS DETALHADOS

DIA 9 DE FEVEREIRO

Nada melhor e mais carioca do que começar a festa com o bloco das Carmelitas. Fundado em 1990, o bloco desfila por Santa Teresa, onde fica o Convento de Carmelitas. O nome vem da brincadeira de que uma freira pulo o muro do convento para o Carnaval. Daí vem também os dias de desfile das Carmelitas: sempre na sexta-feira que dá início ao Carnaval, data que a freira fujona teria ido viver a festa, e na terça-feira, quando a freira foliona volta para o convento. O bairro de Santa Tereza por si já vale a festa, vielas, bondinho, vistas incríveis e muitos bares e restaurantes mais que tradicionais. A dica é passar pelo Bar do Mineiro para um delicioso almoço (Rua Paschoal Carlos Magno, 99). A feijoada é destaque, claro.

DIA 10 DE FEVEREIRO

AFP Getty Images

O Escangalha! começa a festa logo cedo, às 9h, na rua do Jardim Botânico. O bloco faz (justa) homenagem aos sambas-enredo que fizeram história no Carnaval carioca. Quem quiser dar uma paradinha na festa, vale visitar o Espaço Tom Jobim ou o Jardim Botânico. A Lagoa Rodrigo de Freitas, para quem quiser apreciar a vista, também não está distante dali.

No mesmo horário, outra opção é o Bloco da Favorita, que começa a festa no Leblon, na avenida Atlântica, esquina com a Rua Julio de Castilhos. O batidão vai tomar conta do Leblon com a atriz Bruna Marquezine como Musa. No ano passado, foram 80 mil foliões na festa da Favorita, em Copacabana. Quem quiser, que se alimente bem antes da festa. A dica é a Victoria Bakery (Nossa Senhora de Copacabana, 1313).

Bloco do Barbas & Rebarbas toma mais uma vez o bairro de Botafogo. A festa começa na esquina entre as ruas Assis Bueno X Arnaldo Quintela, 14h. O bairro, aliás, é um dos mais jovens e pulsantes do Rio. E uma dica valiosa para os hipsters de Carnaval é uma passada na Void General Store Botafogo (Voluntários da Pátria, 31).

DIA 11 DE FEVEREIRO

Mais um bloco no Leblon. O Areia começa logo cedo, às 8h, e tem como especialidade tocar sambas-enredo, além de versões de clássicos da MPB. Ano passado foi fez de homenagear o escritor João Ubaldo Ribeiro com a música "Ubaldo, o João do Leblon". O que vem desta vez?

O farto bairro do Leblon oferece opções para apreciar a cidade de descansar -​ ​Mirante do Leblon ou a Praça Antero de Quental - e também uma variedade enorme gastronômica: os hamburgueres da Madero Steak House (Av. Ataulfo de Paiva, 270), o tradicional bolinho de bacalhau da Casa Clipper (Rua Carlos Gois) e os deliciosos sorvetes da Bacio di Latte (Avenida Afranio de Melo Franco, 290). Escolha tranquilamente.

DIA 12 DE FEVEREIRO

O bloco Virtual é uma mistura maluca que dá mais do que certo. Com mais de 40 músicos de sopros e percussionistas - além de guitarras e outros instrumentos pouco comuns para blocos -, o Virtual vai da música clássica ao melhor da MPB (Gonzagão, Gilberto Gil e Moacir Santos).

Quem aparecer pelo Leme para dançar com o Virtual pode escapar para o maravilhoso​ ​Bar do Alto (Ladeira Ary Barroso, 57), com uma vista linda da praia e um cardápio tão belo quanto ou dar um relax no Gaia Art e Café (R. Gustavo Sampaio, 323). Ah, fique atento também porque rolam as mais diversas festas na Praça Almirante Julio de Noronha.

DIA 13 DE FEVEREIRO

O Bloco Sobrinhos do Tio Bio faz uma misturada maluca no som - marchinha, rock, samba, gêneros inclassificáveis e axé - e nasceu no próprio Leblon há 12 anos atrás. Dicas? Dá corridinha acima na página nas dicas do bloco Areia.

DIA 14 DE FEVEREIRO

"Somos as marchinhas, o axé baiano, os Mamonas Assassinas, o Beija-Flor e a Cobra. Somos sopros e percussões, dança e pernas de pau". O bloco Amigos da Onça é uma atração por si. Alegria, festa e performance. Contando com campanhas de arrecadação coletiva, o bloco vai garantindo a sobrevivência. E seguem bem, obrigado. Para quem quiser entender melhor, basta visitar o Spotify​.

AFP Getty Images

Engov. maleato de mepiramina 15 mg, hidróxido de alumínio 150 mg, ácido acetilsalicílico 150 mg e cafeína 50 mg. Indicação: indicado para o alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. COSMED INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS S.A. ESSE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. FEVEREIRO/2018