ENTRETENIMENTO
27/01/2018 07:00 -02 | Atualizado 29/01/2018 14:52 -02

Mediunidade, humor e Maluf: 6 curiosidades sobre os 80 anos de Raul Gil

Feliz aniversário, Raul!

Divulgação/SBT
Um dos maiores comunicadores da TV brasileira completa 80 anos neste sábado (27).

Vamos aplaudiiiiiiiiir...

De vendedor de pastéis a um dos apresentadores de TV mais populares do Brasil.

Jogo do Banquinho, Para Quem Você Tira o Chapéu, Jovens Talentos... Quem não se lembra de pelo um desses quadros talvez não tenha vivido os melhores momentos da televisão brasileira.

A história de vida de Raul Gil e rica em fatos e personagens inusitados. Nascido em lar de imigrantes espanhóis, ele trabalhou como feirante e metalúrgico antes de alcançar a fama.

Gretchen, Sidney Magal, Katinguelê, a dupla Edson & Hudsnon, Só Pra Contrariar e a jovem Maísa foram alguns dos artistas revelados nos programas do apresentador paulista que está há mais de 50 anos na TV.

Neste sábado (27), Raul Gil completa 80 anos. Para comemorar essa data, o HuffPost Brasil apresenta 6 curiosidades que talvez você não saiba sobre ele.

Raul Gil sonhava em ser um grande cantor

Reprodução/Mercado Livre

Filho de imigrantes espanhóis, Raul Gil sempre sonhou em ser um cantor famoso. Por influência dos pais, o apresentador gostava de cantar boleros. Apesar de ser rejeitado 17 vezes em programas de rádio e TV, ele conseguiu em 1957 a vitória no programa Calouros Toddy, apresentado na época por Hebe Camargo na hoje extinta TV Paulista. O primeiro sinal positivo possibilitou o início da realização de seu sonho. Como cantor (de boleros), Raul Gil gravou oito discos de 78 rotações, 3 LPs e 2 CDs.

O trabalho como humorista deu o pontapé para o sucesso

Reprodução/PrefiroVinil

"Eu ganhei mais de 500 troféus como maior imitador do Brasil. Eu rodei o país inteiro imitando cantores", afirmou Raul Gil numa entrevista no canal de Rafinha Bastos no YouTube. Cauby Peixoto, Gregorio Barrios e Vicente Celestino eram os cantores que Raul Gil mais imitava no começo da carreira. Nesse tempo, havia espaço também para imitações dos humoristas Mazzaropi e Ronald Golias. "Em 1962, eu era mais famoso que o Roberto Carlos", afirmou o apresentador na mesma entrevista.

Silvio Santos foi o grande consultor financeiro de Raul Gil

Reprodução/Instagram/Raul Gil Jr.

Com mais de 50 anos de carreira na TV, Raul Gil já passou por quases todas as emissoras brasileiras. No SBT, ele trabalhou de 1981 a 1984. Em 2010, ele retornou à emissora de Silvio Santos. Em 2016, o apresentador chegou a rescindir o contrato com o patrão, mas voltou ao posto no início de 2017. Além de chefe e amigo de longa data, Silvio foi o principal consultor financeiro de Raul Gil.

Numa entrevista a Fábio Porchat em julho de 2017, o apresentador revelou:

"Eu amo o Silvio. O Silvio me ensinou a viver. O Silvio me ensinou a guardar dinheiro. O Silvio me ensinou a pagar meus impostos. Ele me ensinou um monte de coisas. E se eu comecei como animador, eu me espelhei no Silvio Santo - como a maioria [dos apresentadores]. Toda noite eu horo para Deus dar muitos anos para ele. Muitas famílias dependem dele. Ele vai longe. Silvio vai morrer com 110 anos no palco."

Raul Gil é médium

Reprodução/Instagram/Raul Gil Jr.

Quem afirma isso é o próprio apresentador. Numa entrevista a Amaury Jr. em abril do ano passado, Raul Gil falou sobre os sinais de mediunidade que possui e contou detalhes de uma ocasião com o ex-presidente Lula em que essa capacidade se manifestou.

"Eu tenho essa coisa comigo, mas não adianta a pessoa chegar e perguntar: 'O que vai acontecer comigo?'. Não é assim", afirma o apresentador na entrevista. "Por exemplo, o Lula, quando foi tirar o chapéu no meu programa, já tinha perdido três eleições (...) [Quando ele chegou no palco] falei para ele: Lula, sabia que você vai ser presidente da República?". Raul conta que Lula respondeu: "Deus te ouça!". "Isso foi um ato mediúnico", pergunta Amaury ao apresentador. "Veio na hor. Eu tenho gravado isso nos meus arquivos", responde Raul. "Você sente?", questiona Amaury. "Sim, não sei. Vem de repente alguma coisa e 'buft', responde Raul."

Raul Gil já foi candidato a deputado estadual a convite de Maluf

Reprodução/Instagram/Raul Gil Jr.

Isso mesmo. O apresentador foi candidato a deputado estadual pelo PDS (Partido Democrático Social), a convite de Paulo Maluf. A carreira política, no entanto não foi bem-sucedida. O apresentador obteve pouco mais de 64 mil votos e não foi eleito. No programa de Amaury Jr., Raul Gil contou detalhes desse episódio:

"Eu não gosto muito de política. Eu sou muito correto e honesto (...) Não vou generalizar porque têm muitos políticos corretos, mas lamentavelmente 80% é podridão (...) Eu fui candidato por causa do Silvio Santos. Ele se candidatou a presidente e aí chamaram um monte de artistas para serem candidatos (...) Eu me candidatei, mas aí ele desistiu. Assim que ele desistiu, eu também desisti. Mas aí o Maluf mandou me chamar. Eu fui conversar com o Maluf e ele disse: "Você precisa continuar, você é um homem querido nesse Brasil. Eu vou arrumar um número aqui pra você." (....) Moral da história: eu acabei me candidatando porque ele me prometeu 20 comitês, 5 mil faixas, 10 automóveis... E não me deu nada."

Raul Gil é tio do Marquito

Divulgação/SBT/Rodrigo Belentani

Se por um acaso você um dia pensou que o humorista Marquito era parente do apresentador Ratinho, levando em consideração os anos todos que a dupla trabalhou junto, saiba que você está enganado. Marco Antonio Gil Ricciardelli, nome de batismo do humorista, é filho de Luiza Gil, irmã de Raul Gil.

Marquito foi eleito vereador de São Paulo em 2012, ocasião em que Raul falou sobre a relação com o sobrinho ao jornal Folha de S. Paulo.

"O Marquito é filho da minha irmã e eu cuido dele praticamente desde criança. Ele que quis seguir essa carreira [de artista]. Eu o levei para conhecer os artistas nas boates. Ele tem talento. Se ele botar esse talento artístico na política, vai se sair bem. Ele é inteligente. Não teve muito estudo porque não gostava de estudar, não porque faltou dinheiro, não (risos). Mas está aí, seja o que Deus quiser. Quando Deus coloca uma pessoa no lugar, Ele sabe o que está fazendo, mas a pessoa precisa saber o que Deus quer. Você não pode ir contra a fé, o povo, contra o seu coração, contra a família."

Photo galleryIdosos Tatuados See Gallery