ENTRETENIMENTO
25/01/2018 08:56 -02 | Atualizado 26/01/2018 17:45 -02

Dia Nacional da Bossa Nova: Você conhece a origem da data?

🎼🎼🎼

No dia 25 de janeiro comemora-se o Dia Nacional da Bossa Nova.

A data faz referência ao aniversário do maestro Tom Jobim (1927-1994), um dos criadores do movimento musical cultuado mundialmente.

Nascido na Tijuca, no Rio de Janeiro, Antônio Carlos Jobim teve aulas de harmonia e piano ainda adolescente com o professor alemão radicado no Brasil Hans-Joachim Koellreutter.

Anos mais tarde, ele chegou a cursar um ano da faculdade de arquitetura, mas logo desistiu da área para se dedicar ao piano. Os bares e boates e boates em Copacana foram os primeiros palcos do músico.

Em 1952, Jobim foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Nesse época, ele teve a primeira música gravada, na voz de Mauricy Moura: Incerteza, parceria com o músico Newton Mendonça.

O primeiro sucesso foi Tereza da Praia, parceria com Billy Blanco, gravada em 1954 por Lúcio Alves e Dick Farney. Mais tarde, Tom Jobim participou de gravações e compôs com artistas como Billy Blanco e Dolores Duran, além da Sinfonia do Rio de Janeiro.

Em 1962, o músico brasileiro foi um dos destaques nestival do Carnegie Hall, em Nova York, que lançou a Bossa Nova nos EUA. No ano seguinte, ele compôs com Vinicius de Moraes a música Garota de Ipanema, um das canções brasileiras mais bem-sucedidas no exterior.

A fama global levou Tom Jobim novamente aos EUA em 1967, quando gravou com a lenda da música americana Frank Sinatra.

Feliz dia da Bossa Nova!

Photo gallery22 filmes que contam a história de astros da música See Gallery