COMPORTAMENTO
22/01/2018 16:04 -02 | Atualizado 23/01/2018 11:02 -02

10 mitos sobre se exercitar que você ainda acredita (e talvez coloque em prática)

"Atividade física é a melhor maneira de perder peso" 🤔

Infelizmente, existem diversas regras sobre exercícios físicos que não vão te ajudar.
Geber86 via Getty Images
Infelizmente, existem diversas regras sobre exercícios físicos que não vão te ajudar.

Ao mesmo tempo que você quer ter uma vida mais saudável, perder alguns quilinhos e tonificar seu corpo, você é "bombardeado" com informações sobre o poder da atividade física para conquistar tais objetivos.

Infelizmente, existem diversas regras sobre exercícios físicos que não vão te ajudar. O site americano Business Insider listou alguns mitos que rondam constantemente nossa luta diária de ser mais saudável. Veja:

Mito nº 1: Para estar em forma, você só precisa malhar um ou duas vezes por semana

A verdade: Isso não é o é o bastante. Para os exercícios darem resultados reais, você precisa frequentar a academia de 3 a 5 vezes por semana, esclareceu Chris Jordan, psicólogo especializado em exercícios físicos.

Mito nº 2: O melhor período para fazer exercícios é a manhã

A verdade: O melhor momento para se exercitar é aquele que você consegue ir com mais frequência. O ideal é que você crie o hábito de se exercitar, então se você tem tempo livre à noite, utilize-o para sua saúde.

Se você pode escolher o período, prefira a manhã. Alguns estudos mostram que quem faz atividade física pela manhã perde peso mais rapidamente.

Mito nº 3: Puxar peso faz a gordura virar músculo

A verdade: Você não transforma gordura em músculo. Jamais. A gordura adiposa é encontrada embaixo da pele, entre os músculos e em volta de órgãos internos, como o coração. Os músculos são encontrados em todo o corpo humano.

Musculação ajuda a construir massa muscular no corpo e em torno da gordura. A melhor forma de diminuir a gordura corporal é equilibrar uma dieta saudável, ricas em proteínas (saudáveis), vegetais e grãos e pobre em gorduras, e se exercitar regularmente.

Mito nº 4: Palavras-cruzadas e outros jogos de memória são melhores do que exercícios para o cérebro

A verdade: Exercícios físicos são melhores para a saúde do cérebro do que qualquer jogo para a mente disponível, de acordo com estudos. Um estudo, inclusive, sugere que exercícios aeróbicos -- correr, caminhar, dançar, etc -- têm impacto significante ao cérebro de uma pessoa em qualquer idade.

Quando se trata em melhorar a memória, e proteger o cérebro na velhice, os exercícios também são a melhor opção. "Exercícios aeróbicos são a chave para sua saúde mental, assim como para seu coração", disse um dos autores de uma recente pesquisa publicada no blog da renomada Universidade de Harvard.

Mito nº 5: Atividade física é a melhor maneira de perder peso

A verdade: Se você quer perder peso, não assuma que apenas vai "se livrar" de tudo que você come na academia. "Em termos de perda de peso, a dieta tem um papel bem maior do que exercícios", disse o cientista Philip Stanforth, da Universidade do Texas.

Apesar disso, fazer atividades regularmente é uma etapa importante para um estilo de vida saudável e controle do peso.

Mito nº 6: Abdominais são os melhores exercícios para conseguir a sonhada "barriga tanquinho"

A verdade: Diferentemente dos abdominais, que exercita apenas os músculos abdominais, a (temida) prancha (quando você apoia apenas os cotovelos no chão e as pontas dos pés, formando uma "prancha" com o corpo) exige mais de todos os grupos musculares do abdômen e das costas. Se você quer ver a barriga definida, você precisa dar um "desafio real" aos músculos.

Mito nº 7: Musculação é para homens

A verdade: A musculação é um ótimo caminho para construir músculos, e não tem nada a ver com gênero.

Mito nº 8: Demora ao menos duas semanas para "sair de forma"

A verdade: Na maioria das pessoas, a formação muscular começa a diminuir já na primeira semana sem exercícios físicos.

"Se você para de se exercitar, na verdade, você começa a perder condicionamento em apenas setes dias completos", disse o diretor do Center for Health and HUman Performance, na Rutgers University.

Mito nº 9: Correr uma maratona é o ideal para entrar em forma

A verdade: Você consegue atingir muitos benefícios da corrida de longas distância sem ter de correr vários quilômetros. Não está pronto para uma maratona? Sem problema. Uma corrida de alta intensidade por 5 ou 10 minutos por dia pode prover os mesmos benefícios de uma corrida de horas. Na verdade, pessoas que correm por menos de uma hora por semana -- que aumentam a intensidade da corrida -- têm os mesmos benefícios para o coração em comparação às pessoas que correm 3 horas por semana.

Além disso, novos estudos mostram que exercícios de alta intensidade realizados em minutos fazem tão bem à saúde quanto aqueles que são feitos em horas -- e, normalmente, são mais legais também.

Mito nº 10: Bebidas esportivas são as melhores para se hidratar depois de uma atividade física

A verdade: A maioria dessas bebidas, como isotônicos, são açúcar e água.

Em vez de recorrer às bebidas industrializadas, que contém açúcar, corantes e outros produtos químicos, especialistas recomendam a velha e boa água e um snack de proteína depois da academia.