COMPORTAMENTO
03/01/2018 12:37 -02 | Atualizado 04/01/2018 08:38 -02

6 aplicativos de meditação que ajudam a controlar a ansiedade

Como lidar com a ansiedade que a própria mente gera?

Em 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o Brasil como o país com a maior taxa de transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. São mais de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) afetados com os sintomas da ansiedade. Mas como aprender a lidar com esta doença que a nossa própria mente gera?

Buscar diagnóstico médico e ajuda profissional são os primeiros passos para lidar com o problema que atrapalha os níveis de concentração e o sono. Apesar de ser difícil indicar um fator único e isolado como gatilho da ansiedade, exercitar a mente por meio da prática da meditação pode auxiliar a conviver com os sintomas e, até mesmo, superar o quadro.

Psiquiatra e consultor do programa Bem Estar, da Globo, Daniel Barros explica que a ansiedade é originada a partir de medos e preocupações em relação ao futuro e que é cotidianamente alimentada pela nossa imaginação. Para o especialista, a meditação auxilia a pensar de forma mais racional e, com isso, a pessoa se torna capaz de encarar os problemas e os desafios, atribuindo a eles o peso e o tamanho que eles realmente têm.

Para começar a meditar não é preciso ser nenhum yogi ou zen budista. Hoje em dia já existem aplicativos de meditação guiada que você pode ter no seu celular ou tablet. Estas ferramentas vão te ajudar a desconectar do mundo alheio e te convidar a relaxar. Veja a lista.

Peopleimages via Getty Images

Headspace

O grande trunfo desse aplicativo é conseguir desmistificar o que é a meditação, por isso é um dos mais adequados para quem está começando (o único problema é que os áudios são em inglês). Dividido em módulos, ele vai te guiar em tarefas diárias com duração de até dez minutos de concentração. A primeira delas já é um convite a continuar a desbravar o mundo do mindfullness e afastar aquele tabu de que meditar é entrar em transe. Aqui fica o spoiler: Imagine uma grande avenida com carros passando de um lado para o outro, em velocidades diversas. A avenida é a sua mente. Os carros são os seus pensamentos e emoções. Você pode ficar perdido em meio ao tráfego intenso. Ou pode escolher focar em cada veículo de uma vez. Ou em nenhum. A escolha é sua! E a meditação será a ferramenta que vai te auxiliar neste processo.

Insight Timer

O app é um dos mais populares e oferece mais de quatro mil meditações guiadas em áudio por mais de mil professores ao redor do mundo, o que é perfeito para quem está começando. Você escolhe a sua prática a partir de um tópico, seja ele combater o stress ou se aproximar da natureza. Além das meditações, o app disponibiliza podcasts e vídeos. Outro diferencial: O app funciona como uma rede social de meditação e você pode conhecer pessoas que meditam próximo a você, além de participar de comunidades.

Aura

Todos os dias você recebe uma nova tarefa: uma meditação personalizada com duração de apenas três minutos. Cabe perfeitamente na rotina, seja ao acordar, no horário do almoço ou entre uma tarefa e outra. Para uma prática mais personalizada, é preciso preencher o questionário sobre o seu dia a dia, nível de ansiedade e objetivo com a meditação.

5 minutos

O aplicativo todo em português foi criado pela ONG Mãos Sem Fronteira e propõe uma meditação diária de cinco minutos.

Omvana

Destaque para a vasta livraria, o que não vai deixar que você repita nenhum mantra ou áudio guiado. Ainda, o aplicativo oferece um guia popular de seis fases para a meditação. O desafio serve como incentivo para que você passe de fases e incorpore verdadeiramente a prática no seu dia a dia.

Medita!

Outro aplicativo em português, o Medita! oferece módulos pagos e gratuitos. As práticas são divididas em oito temas e tem uma pegada mais espiritualizada, já que o app também oferece orações e meditações tradicionais religiosas.

Smiling Mind

Criado por um grupo de psicólogos da Austrália, esse aplicativo traz uma abordagem bem prática da meditação com foco na respiração, percepção do próprio corpo e técnicas que te ajudam a focar no aqui e agora. Ele oferece meditações de diversas durações, iniciando com três e até de 50 minutos. Ainda, há práticas personalizadas para diversos perfis, como crianças e atletas.

Photo gallery 13 celebridades que chamaram a atenção para a saúde mental em 2016 See Gallery