COMPORTAMENTO
03/01/2018 11:29 -02 | Atualizado 03/01/2018 12:14 -02

15 ideias inteligentes para conservar sua casa fresquinha sem ar condicionado

E essas sugestões farão você se sentir campeão da praticidade tipo faça-você-mesmo.

Em vez de ligar o ar condicionado, faça um truque com um ventilador.
Reprodução/FOX
Em vez de ligar o ar condicionado, faça um truque com um ventilador.

Durante o verão a tentação de ligar o ar condicionado ou plantar-se diante de um ventilador é enorme. Mas esses não são os únicos truques para quem gosta de um ambiente fresco. Existem várias maneiras de proteger sua casa do calor, sem fazer sua conta de luz subir demais. E essas sugestões farão você se sentir campeão da praticidade tipo faça-você-mesmo.

1. Feche as persianas.

Essa dica pode parecer muito simples, mas o Family Handyman observa que até 30% do calor indesejado entra pelas janelas. Usando persianas, cortinas e soluções semelhantes você pode economizar até 7% na conta de eletricidade e reduzir a temperatura dentro de sua casa em até 6 graus. Em outras palavras, fechar as persianas impede sua casa de virar uma mini-estufa.

2. Melhor ainda: invista em cortinas de blecaute.

Cortinas de blecaute bloqueiam o sol, fazendo o isolamento térmico natural dos ambientes onde estão instaladas. A Consumer Reports recomenda cortinas de cores neutras com revestimento de plástico branco para reduzir o ganho de calor em até 33%..

3. Seja inteligente em relação às portas.

Se você fechar as portas dos ambientes da casa que não estão sendo usados, o ar mais fresco não vai passar para eles nas horas mais quentes do dia. Mas à noite, quando o ar está mais fresco, deixe as portas abertas para o ar circular livremente por sua casa.

4. Em vez de ligar o ar condicionado, faça um truque com um ventilador.

Nem mesmo um ar condicionado é capaz de emitir algo que parece uma brisa marítima, mas há um truque simples que pode funcionar. Encha uma bacia com cubos de gelo (ou uma bolsa de gelo) e a posicione na diagonal diante de um ventilador grande, para que o ar bata sobre o gelo e seja propagado especialmente frio, quase como uma neblina. Pode confiar: parece magia!

5. Troque seus lençóis

Trocar sua roupa de cama para acompanhar as estações do ano renova o visual do seu quarto e ajuda a manter o frescor do ambiente. Cobertores de lã e lençóis de flanela são ótimos para o frio, mas lençóis de algodão são a melhor pedida para esta época do ano – o algodão "respira" melhor e conserva o frescor. Outra dica: compre travesseiros recheados de trigo-sarraceno. Como há espaços vazios que ocorrem naturalmente entre as cascas de trigo, esses travesseiros não conservam o calor de seu corpo como fazem os travesseiros convencionais, mesmo quando estão comprimidos dentro de uma fronha.

6. Coloque seu ventilador de teto para girar em sentido anti-horário.

Você talvez não saiba que seu ventilador de teto precisa ser ajustado conforme a estação do ano. Se você o colocar para girar em sentido anti-horário e em velocidade mais alta no verão, o fluxo de ar criará um efeito de brisa que você e seus convidados acharão uma delícia.

7. Preste atenção à temperatura de seu corpo, não da casa.

Seus antepassados sobreviveram sem ar condicionado, e você também pode. Há várias boas maneiras de refrescar seu corpo, como tomar bebidas geladas ou aplicar uma compressa fria a seu pescoço ou pulsos, refrescando-se de dentro para fora. Outras dicas incluem opções de vestimenta inteligentes e dizer a seu companheiro que vocês só vão poder dormir abraçadinhos de novo quando o tempo esfriar. Experimente também deixar uma bacia de água fria ao lado da cama e mergulhar seus pés nela se ficar com calor no meio da noite.

8. Ligue o extrator de ar do banheiro.

Ou o exaustor da cozinha. Ambos sugam para fora o ar quente criado quando você cozinha ou toma banho, tirando-o de sua casa.

9. Proteja sua cama contra o calor.

Experimente dormir com a cabeça sobre um Chillow (travesseiro de resfriamento). Para seus pés, enche uma bolsa de água e a deixe no congelador, colocando-a na parte inferior da cama quando você vai dormir. Uma dica que pode soar estranha: umedecer seus lençóis levemente ou colocá-los no congelador rapidamente antes de se deitar vai ajudar tremendamente a deixar você mais fresquinho.

10. Durma em lugar baixo.

O calor sobe. Portanto, vá dormir no subsolo ou no sofá do térreo, ou, ainda, coloque seu colchão sobre o chão se o ar lhe parecer mais friozinho ali.

11. Deixe as janelas abertas à noite.

A temperatura pode cair à noite nos meses de verão. Aproveite essas horas mais fresquinhas, abrindo as janelas antes de se deitar. Você pode até criar um túnel de vento, posicionando seus ventiladores estrategicamente para criar uma brisa atravessada. Mas não deixe de fechar as janelas e persianas antes de o dia esquentar pela manhã.

12. Use suas janelas.

Para criar uma corrente de pressão resfriadora, abra a parte superior das janelas no lado de sua casa que está na direção do vento e abra a parte inferior das janelas no lado que está contra o vento. Outra ideia: vire um ventilador para fora, para ele empurrar o ar quente para fora, e experimente encharcar um lençol e pendurá-lo diante de uma segunda janela aberta, como se fosse uma cortina, para criar uma brisa refrescante.

13. Descarte as lâmpadas incandescentes.

Se você ainda precisava de um bom motivo para trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, agora o tem. As lâmpadas incandescentes desperdiçam 90% da energia com o calor que emitem; logo, livrando-se delas você ajuda a esfriar sua casa um pouquinho, ao mesmo tempo em que reduz sua conta de luz.

14. Use sua churrasqueira.

Parece evidente, mas vamos dizer assim mesmo: usar o forno ou fogão no verão vai esquentar sua casa. Se já está fazendo 35 graus dentro de sua casa, a última coisa que você vai querer fazer é ligar um forno a 200 graus. Por que não aproveitar sua churrasqueira e as cadeiras e mesinha do quintal?

15. Faça algumas melhorias para o longo prazo.

Se você está realmente levando a sério a história de viver sem ar condicionado, existem algumas coisas que você pode mudar em sua casa para mantê-la mais fresca nos próximos anos. Janelas com revestimento termicamente isolado, por exemplo, são uma opção inteligente – funcionam de maneira semelhante a persianas. Colocar toldos diante das janelas e plantar árvores ou trepadeiras perto delas vai proteger sua casa dos raios do sol, reduzir a quantidade de calor que a casa absorve e justificar seu investimento.

Se nada mais funcionar, experimente comprar um destes.

*Este post foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

Photo gallery 10 dicas para dormir bem no calor See Gallery