COMPORTAMENTO
01/01/2018 13:29 -02 | Atualizado 01/01/2018 13:32 -02

Sair da cama é difícil. Veja 7 dicas para ficar mais fácil.

Infelizmente, hibernar não é uma opção para a maioria.

7 dicas que vão te ajudar a acordar.
LAFLOR VIA GETTY IMAGES
7 dicas que vão te ajudar a acordar.

Tem coisa pior acordar com o despertador numa manhã escura de inverno?

Se você é parecido com a gente, vai abrir um olho remelento para ver que ainda está escuro, tirar uma mão de baixo das cobertas para pegar o telefone, checar a previsão do tempo, ver que está um milhão de graus abaixo de zero e nevando DE NOVO, não obrigado, clicar em soneca e repetir tudo por 45 minutos, até a ameaça de perder o emprego por chegar atrasado passar a ser muito real.

Bem, a britânica Nerina Ramlakhan, psicóloga e terapeuta do sono, oferece algumas dicas que podem nos ajudar a sair da cama pela manhã. Porque, infelizmente, hibernar não é uma opção factível.

(Trabalhar seu sono na realidade é trabalhar sua vida. Que curioso)

Primeiro, ela recomenda planejar à noite tudo o que será necessário para começar o dia seguinte.

"Diga para você e para os outros que você vai levantar. Deixe tudo pronto na noite anterior – suas roupas, sua tigela de cereais etc.", disse Ramlakhan ao The Independent.

Depois, ela sugere abandonar a atitude negativa ("Não sou uma pessoa matinal") e aceitar o poder da auto-sugestão ("Não vejo a hora de acordar cedo"). A terceira dica é um truque simples: programar o aquecedor para ligar cerca de dez minutos antes de o despertador tocar. Isso vai ajudar a vencer a tentação de ficar na cama porque ela está quentinha, disse Ramlakhan ao The Independent.

oatawa via Getty Images

A luz natural vai ajudar seu corpo a entender que é hora de acordar, então Ramlakhan sugere deixar as cortinas parcialmente abertas, ou então investir num despertador que emule a luz do sol, algo especialmente útil nos meses de inverno.

O sono ruim é um problema real

O sono insuficiente está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, lesões e depressão, de acordo com um relatório de 2017 da Statistics Canada. No entanto, um terço dos canadenses de 18 a 79 anos dormem menos horas por noite do que deveriam, diz a Statistics Canada.

Os adultos devem dormir de sete a nove horas por noite, e os idosos, de ter sete a oito, de acordo com a National Sleep Foundation.

A Statistics Canada também descobriu que 43% dos homens e 55% das mulheres com idades entre 18 e 64 anos têm problemas para pegar no sono ou para manter-se dormindo às vezes, a maior parte da noite ou a noite inteira.

Existem truques simples

Começar uma boa noite de sono é parte essencial do sair da cama, então tire a tecnologia do quarto e tente estabelecer um "pôr-do-sol eletrônico" entre meia hora e 45 minutos antes da hora de ir para a cama, o que inclui desligar a TV e evitar o celular, disse Ramlakhan.

Photoboyko via Getty Images

Alguns truques de sono simples de outros especialistas incluem dormir de meia (manter os pés quentes pode ajudar a manter um sono contínuo, de acordo com um relatório do Conselho Global sobre Saúde do Cérebro, dormindo com a porta ou com uma janela aberta (quartos bem ventilados ajudam na qualidade do sono, de acordo com um estudo holandês), e evitar álcool antes de dormir (de acordo com a pesquisa da Age UK e da American Association of Retired Persons).

Além de evitar o álcool antes da cama, Ramlakhan também sugere beber água assim que acordar e tomar café da manhã em 30 minutos depois de levantar, para "aumentar o metabolismo e forçar o corpo para começar o dia com mais energia", disse ela ao The Independent.

Por fim, Ramlakhan diz que uma dose de otimismo faz maravilhas. Encontre algo que te anime, algo que faça valer a pena sair da cama. Se não conseguir, pergunte-se como pode mudar isso, disse a médica ao The Independent.

"É uma pergunta corajosa para fazer a si mesmo, mas isso vai ajudar a descobrir o que realmente te faz sair da cama de manhã -- e a viver a vida que você ama."

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost CA e traduzido do inglês.

Photo gallery Oito curiosidades sobre o sono See Gallery