COMPORTAMENTO
23/12/2017 11:07 -02 | Atualizado 23/12/2017 11:42 -02

Ceia de Natal: 6 pratos que não podem faltar quando a família estiver reunida

Prepare-se para desfrutar estas delícias no Natal!

O peru de Natal é um dos principais pratos da ceia.
AlexRaths via Getty Images
O peru de Natal é um dos principais pratos da ceia.

O Natal traz um desespero comum porque você se vê obrigado a responder aquelas perguntas inconvenientes da família.

"E os namoradinhos?"

"Nossa, você engordou, né?"

Traz também o nervosismo do amigo secreto. Você pode tirar aquele primo com quem você brigou ou aquela tia que não vai gostar de nada do que você der. E sempre tem aquele risco de ganhar meias ou roupas íntimas.

Mas, ao mesmo tempo, traz uma felicidade de pensar naquela ceia de Natal deliciosa e que você vai comer como se não houvesse amanhã.

Cada um leva um prato e, no final, é tanta comida que não cabe na mesa. E nem no seu estômago, mas você vai tentar colocar tudo lá mesmo assim.

Portanto, aproveite o pouco tempo que falta para a meia-noite de 24 de dezembro e mãos à obra na cozinha!

1. Lentilha

SasaJo via Getty Images

Diz a lenda que a lentilha é o primeiro alimento que deve ser consumido na ceia. Muitas pessoas acreditam que ela pode trazer sorte e dinheiro. Por isso, também é uma iguaria fundamental para o Réveillon.

Sugestão de receita aqui e aqui.

2. Peru

NSphotostudio via Getty Images

O peru é um prato tipicamente servido no Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. É o dia que as pessoas se reúnem para agradecer as conquistas do ano. Como o Natal tem no Brasil esse espírito de união e celebração, é nesta época que se come peru por aqui. Mas chester e tender também estão valendo.

Boas receitas com peru de Natal você vê aqui e aqui.

3. Farofa

rosabernardes via Getty Images

É um acompanhamento que casa muito bem com o peru. Pode levar frutas, carnes, castanhas; é um prato que tem diversas variações. Este site ensina 34 receitas diferentes de farofa para você.

No Pinterest você também acompanha diferentes tipos de farofa deliciosa pro Natal.

4. Bacalhau

Getty Images

Quem não gosta muito de peru pode optar pelo bacalhau. Ele é tipicamente servido com batatas. Pode ser preparado em postas ou como bolinho.

Aqui tem uma receita de bacalhau ao forno, recheado e com batatas e aqui mais uma variedade de opções — bacalhau light, torta ou com mandioquinha, por exemplo.

5. Panetone

FabioBalbi via Getty Images

O panetone foi criado "sem querer" em Milão. Na verdade, esse doce foi um erro do padeiro Toni, que, após muitas horas de trabalho e já cansado, ainda precisava assar mais uma fornada de pães e fazer uma torta para seu chefe. Ele se confundiu e acabou colocando as uvas passas da torta na massa do pão.

Para tentar consertar, o padeiro acrescentou frutas cristalizadas, manteiga e ovos e acabou criando o Pane di Toni, que fez muito sucesso com seu chefe e sua família.

Você pode consultar como preparara um delicioso panetone aqui. E aqui tem uma receita que vale pro chocotone também.

6. Rabanada

Irantzu_Arbaizagoitia via Getty Images

A rabanada nada mais é do que um pão velho frito e com calda de açúcar. E fica uma delícia! É um dos doces mais aguardados na ceia de Natal.

Ela pode ficar melhor ainda recheada com leite condensado. Esse clássico do Natal pode ser preparado em qualquer época do ano que com certeza vai agradar a muitos.

Este vídeo do Tastemade indica como preparar uma rabanada que vai deixar toda a família com água na boca:

Photo galleryO que as pessoas comem no Natal em cada país See Gallery