MUNDO
11/12/2017 16:39 -02 | Atualizado 11/12/2017 16:45 -02

Conheça a 'Disney da comida' inaugurada na Itália

Complexo gastronômico está em Bolonha e tem entrada gratuita

Reprodução/Facebook
Conheça a 'Disney da comida' inaugurada na Itália

A cidade de Bolonha inaugurou o FICO Eataly World, o primeiro parque dedicado à gastronomia italiana do mundo. O imenso complexo tem a ambição de atrair seis milhões de visitantes por ano.

Considerada a "Disneylândia da comida", o empreendimento foi criado por Oscar Farinetti, empresário italiano e fundador do complexo gastronômico Eataly. O objetivo é celebrar e promover todos os aspectos da comida do país europeu.

Distribuído em 10 hectares, o complexo reúne áreas para cultivo de vegetais e criação de animais. Uma parte do parque, localizado em um antigo mercado de Bolonha, é ao ar livre, onde vivem 200 animais e 2 mil espécies de plantas. Além disso, o espaço conta com 45 restaurantes dedicados à comida. Entre eles a "Osteria del Fritto", com foco em carnes, peixes e vegetais fritos; "Il Mare di Guido", com culinária de frutos do mar; "Le Soste", do premiado chef no Guia Michelin Enrico Bartolini; além de pizzarias e casas de carnes.

O complexo é dividido em seis áreas: carnes; laticínios; cereais; frutas e verduras; bebidas e molhos; e sobremesas. O ambiente é uma espécie de fazenda onde o visitante pode vivenciar todo o processo e produção do alimento. "O Eataly World mostrará todos os aspectos da comida italiana, da produão ao consumo. Você poderá ver todas as etapas da cadeia, dos animais à matéria-prima, com workshops e restaurantes", afirma Tiziana Primori, vice-presidente do Eataly e CEO do parque.

Entre outras atividades encontradas no local, há cerca de 30 eventos todos os dias, como degustação de vinhos, workshops de pizza, queijo, macarrão, sorvete, e ainda cursos de fotografia de alimentos, jardinagem em casa e até aula de zumba. Há também quiosques de sanduíches, sorvetes, sobremesas, além de cafeterias e bares.

O parque será gerenciado pela Eataly juntamente com o grupo de distribuição italiano Coop. Financiado por um consórcio de investidores privados e autoridades de Bolonha, o FICO é o acrônimo de Fabbrica Italiana Contadina ("Fábrica Camponesa Italiana", em tradução livre). O nome do empreendimento também faz referência ao fruto da figueira e a um termo italiano para dizer "excelente".Com entrada gratuita, o parque temático ainda contará com um hotel com capacidade para 20 hóspedes, previsto para ser inaugurado em 2018.

Galeria de Fotos Comidas resgatadas do lixo Veja Fotos

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost