Uma estátua de cera do ditador nazista alemão Adolf Hitler foi removida de um museu em Jacarta, na Indonésia, após visitantes tirarem selfies com o ditador e divulgar nas redes sociais. As imagens compartilhadas mostravam as pessoas sorrindo enquanto posavam com o líder nazista em frente a uma imagem dos portões do campo de concentração de Auschwitz.
A estátua tinha sido colocada em 2014 no Mata Trick Eye Museum, cuja especialidade é montar cenários com efeitos 3D para que os visitantes possam tirar fotos com ilusão de ótica. Veja abaixo:
Segundo a BBC, foi somente quando a comunidade internacional reagiu com indignação às imagens publicadas nas redes sociais -- e sobre o fato de Hitler estar exposto -- é que o museu percebeu o quão problemático era manter a estátua no local.
A estátua de Hitler ficava diante de um painel do campo de concentração de Auschwitz. Antes de ser retirada, adolescentes sorriam ao tirar selfies aparentemente sem saber que o plano de fundo da escultura mostra o campo de concentração de Auschwitz, onde mais de um milhão de pessoas foram exterminadas pelo regime nazista, conta a AP.
Hitler aparecia como uma figura imponente e dominante. No painel atrás dele, que mostra a entrada de Auschwitz -- campo de concentração onde milhões de judeus foram mortos -- com a frase "Arbeit Macht Frei", em alemão, que significa "o trabalho te liberta".
Ainda segundo a agência de notícias, a Human Rights Watch chamou a exposição de "doentia", e o Centro Simon Wiesenthal, com sede em Los Angeles, que faz campanha contra a negação do Holocausto e o antissemitismo, exigiu sua remoção imediata. O rabino Abraham Cooper, reitor associado do centro, disse:
Tudo sobre isso é errado. É difícil encontrar palavras para o quão desprezível é. O fundo é nojento. Zomba das vítimas que entraram e nunca saíram.
O museu, em Jogjakarta, Java, disse que só queria educar:
"Nós não queremos atrair indignação", disse o gerente de operações do museu, Jamie Misbah. "A maioria dos visitantes se divertia com a estátua e tirava fotos, pois consideram o museu um local de entretenimento", explicou a direção do estabelecimento.