NOTÍCIAS
12/08/2017 17:46 -03 | Atualizado 12/08/2017 18:33 -03

Extrema-direita protesta contra negros, gays e judeus nos EUA

Cidade de Charlottesville declarou estado de emergência após ato.

Getty Images
Grupo intitulado Alt-Right está, desde sexta-feira à noite, realizando um ato em Charlottesville, na Virgínia.

Centenas de manifestantes nacionalistas e supremacistas brancos estão reunidos desde a noite desta sexta-feira (11) na cidade universitária de Charlottesville, no Estado norte-americano da Vírginia, para protestarem em um ato contra negros, imigrantes, gays e judeus.

O grupo iniciou o ato por ser contra a remoção de uma estátua de um general das forças da Confederação. O protesto foi descrito pelos participantes como um aquecimento para o evento "Unir a Direita", que acontece neste sábado (12) e promete reunir mais de mil pessoas, , incluindo líderes de grupos associados à extrema-direita do país para participarem da manifestação.

NurPhoto via Getty Images

Durante o protesto, os militantes portaram tochas, fizeram saudações nazistas e gritaram palavras de ordem contra negros, imigrantes, homossexuais e judeus. "Vocês não vão nos substituir", em referência a imigrantes; "Vidas Brancas importam", em contraposição ao movimento negro Black Lives Matter; e "Morte aos Antifas", abreviação de "antifascistas", como são conhecidos os grupos que se opõem a protestos neonazistas.

NurPhoto via Getty Images

Em comunicado no Twitter, o governo definiu o confronto como uma "eminente guerra civil". De acordo com as autoridades locais, as tensões são altas e ao menos duas pessoas ficaram feridas durante o ato. Alguns militantes foram detidos. Hoje, o governo local declarou estado de emergência na região.

Segundo o presidente da Câmara local, Mike Signer, a manifestação é racista, "uma parada covarde de ódio, preconceito, racismo e intolerância"

O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania, usaram seus perfis no Twitter para postar mensagens pedindo 'menos ódio'.

Devemos ser unidos e condenar tudo o que é movido pelo ódio. Não há lugar para este tipo de violência na América. Vamos juntos ser um só.

Galeria de Fotos Papa nos EUA Veja Fotos

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost