NOTÍCIAS
20/07/2017 09:36 -03 | Atualizado 20/07/2017 09:36 -03

USP perde a majestade, e Unicamp é a melhor universidade da América Latina

Ranking da Times Higher Education tem 5 universidades brasileiras entre as 10 melhores.

Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) perdeu o posto de melhor universidade da América Latina no último ranking da Times Higher Education, instituto que avalia anualmente as melhores universidades do mundo.

Agora, quem lidera a lista é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As outras brasileiras, a Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também aparecem entre as 10 primeiras colocadas.

Phil Baty, editor dos rankings, considerou positiva a competição entre a USP e a Unicamp pelo topo do ranking.

Ele classificou a Universidade de São Paulo como a mais "tradicional" das duas instituições, enquanto a Universidade Estadual de Campinas é a mais conhecida por ser "especializada em pesquisas médicas e científicas".

O Brasil é o país mais presente na lista da América Latina. São 32 universidades que aparecem no ranking. Além do Brasil, Chile, Colômbia e México também estão entre os países com as 10 melhores universidades.

Outra pesquisa recente da Times Higher Education em parceria com o Centre for Global Higher Education da University College London identificou sete países que devem se tornar referências no ensino superior.

Este novo grupo é chamado de "TACTICS" e é composto por Argentina, Chile e Colômbia.

O Chile está logo atrás do Brasil, com 15 universidades entre as 50 melhores. O país apresenta 11 a mais do que no ranking ano passado.

A Colômbia, por sua vez, possui cinco universidades no ranking. Já Argentina entra na lista pela primeira vez neste ano, conquistando duas classificações na tabela.

Veja a lista das 10 melhores universidades da América Latina:

Galeria de Fotos Qual Mônica deformada em muro de escolinha representa seu signo Veja Fotos