NOTÍCIAS
09/06/2017 12:24 -03 | Atualizado 09/06/2017 17:09 -03

As 22 universidades brasileiras entre as melhores instituições do mundo, segundo ranking QS

USP é a melhor colocada entre as nacionais e ficou na 121ª posição em ranking mundial.

Divulgação
Apesar de continuar bem à frente de outras universidades brasileiras, a USP (à esq.) caiu uma posição em relação ao ano anterior. A UFC (à esq.) também aparece no ranking.

A Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade do Brasil e a 121ª mais bem colocada no ranking das melhores instituições do mundo, divulgado nesta sexta-feira (9) pela analista global QS (Quacquarelli Symonds).

Apesar de continuar bem à frente de outras universidades brasileiras (a segunda mais bem colocada do País é a Unicamp, no 182º lugar), a USP caiu uma posição em relação ao ano anterior e perdeu o título de melhor universidade da América Latina, que agora pertence à Universidade de Buenos Aires, posicionada no 75º lugar no ranking global.

Já outras instituições brasileiras subiram algumas posições. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi do 191º para o 182º lugar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) subiu de 321º para 311º lugar e a Universidade Estadual Paulista "Júlio mesquita Filho" (UNESP) subiu de categoria, dos 501-550 para os 491-500. Ao todo foram ranqueadas 22 Universidade brasileiras, o mesmo do ano passado.

No ranking mundial, a Massachusettes Institute of Technology (MIT) foi eleita a universidade mais respeitada do muno, pela 6ª vez consecutiva.

Ela é seguida pelas americanas Stanford University, Harvad University, California Institute of Technology (Caltech) e pela britânica University of Cambridge.

Para selecionar as 959 melhores instituições, o QS leva em consideração o número de citação de pesquisas científica por alunos e professores, a proporção de estudantes internacionais em uma instituição,e o desempenho dos alunos, entre outras. Veja abaixo quais são as 22 instituições mais respeitadas do mundo: