NOTÍCIAS
13/05/2017 10:57 -03 | Atualizado 13/05/2017 11:05 -03

De Marisa a Marisa: Desrespeito ou sacada de marketing?

Campanha de Dia das Mães da marca de vestuário que ironizava o depoimento do ex-presidente Lula gerou debate nas redes.

Campanha do Dia das Mães da Marisa chama atenção da internet.
Reprodução
Campanha do Dia das Mães da Marisa chama atenção da internet.

Na última sexta-feira (12), as páginas das redes sociais da marca de vestuário Marisa foram estampadas com uma campanha de Dia das Mães que ironizava o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro, ocorrido na quarta-feira (10).

Na peça publicitária, a marca escreveu: "Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa".

O slogan faz alusão ao argumento do ex-presidente de que a responsabilidade era da ex-primeira dama Marisa Letícia, que estava à frente das negociações do triplex do condomínio Solaris, no Guarujá (SP) - objeto de investigação da operação Lava Jato.

No processo, Lula é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ser o verdadeiro dono do apartamento, que teria sido dado pela empreiteira OAS ao político como forma de propina.

Em seu depoimento, Lula disse que a "Lava Jato atenta contra a memória de Marisa Letícia". Isto por que o juiz Sergio Moro questionou o petista sobre uma visita de Marisa Letícia ao imóvel em 2014.

"Eu não sabia que tinha tido visita. Não sei o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer", respondeu o político, argumentando desconhecer o episódio.

Marisa Letícia morreu em 3 de fevereiro de 2017, aos 66 anos, em decorrência de um de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nas redes sociais, o posicionamento da campanha gerou debate entre os usuários.

No Twitter, duas hashtags foram criadas e ficaram entre os assuntos mais comentados da rede: #NãoCompreNaMarisa e #ACulpaNãoÉdaMarisa.

Alguns dos usuários consideraram a campanha desrespeitosa por aludir a memória da ex-primeira dama.

Outro argumento utilizado é de que não há espaço para certos tipos de piadas na publicidade, ainda mais quando se trata de um tema como a operação Lava Jato.

"Não tem brincadeira engraçada quando o assunto é sério, ponto final! O brasileiro com essa mania de rir da desgraça.... estamos num momento político seríssimo, e uma empresa desse porte fazendo trocadilho barato?", escreveu Rhayana Quintas.

Mas teve muita gente que se divertiu com o slogan.

Os usuários consideraram a publicidade uma "sacada" do marketing. Para eles, o timing da campanha foi inteligente ao se utilizar do Dia das Mães e da coincidência entre os nomes da marca e de Marisa Letícia.

LEIA MAIS:

- Até Dilma Bolada está dentro da Lava Jato, diz delatora
- Entre o 'golpe' e a 'salvação do País': O impeachment 1 ano depois
- 'A Dilma ja sofreu. Agora falta o Temer', diz autor de pedido de impeachment do presidente

Photo gallery
Lula é alvo da 24ª fase da Lava Jato
See Gallery