A apresentadora Titi Muller chamou o DJ Borgore de machista e misógino em uma transmissão ao vivo no Multishow durante o segundo dia do Lollapalooza Brasil, no domingo (26).
Ao apresentá-lo antes do show no festival, Titi não conteve as críticas sobre as letras do DJ israelense Asaf Borgore. "Ele é responsável por vários hits, mas o grande lance é que, na medida que ele foi ganhando visibilidade as letras compostas por ele, foram extremamente machistas, misóginas, babacas mesmo foram ganhando visibilidade e, obviamente, muitas críticas", disparou a apresentadora, que estava ao vivo.
Titi também citou o verso de uma música de Borgore: "aja como uma vadia, mas antes lave a louça", acrescentando: "Não sei como interpretar isso. (...) Ele falou que isso é só um personagem. Querido, na próxima encarnação invente um personagem melhor."
Ao final da fala, ela se mostrou incomodada com a transmissão do show no canal. "Eu gostaria de falar 'machistas não passarão' mas vai passar agora". Após uma breve aparição do DJ, o canal decide barrar a transmissão e volta para Titi, que comemorou: "Opa, cortou Borgore. Ops! Não vamos mais passar Borgore, tadinho". Assista:
#LollaNoCanalBis pic.twitter.com/x3Mp20uX31
— Shows Ao Vivo (@Shows_AoVivo) 26 de março de 2017
O DJ foi uma das atrações mais polêmicas do festival que aconteceu no último fim de semana em São Paulo. O canal Multishow se mostrou neutro em relação à fala de Titi e afirmou que os apresentadores "têm liberdade de expressão e opinião."
Além de letras extremamente misóginas – uma de suas músicas mais famosas, Nympho tem um dos versos "essa vagabunda é tão usada que eu não a venderia numa loja de segunda mão / Sua bu**** é tão larga" – Borgore utiliza as redes sociais para pedir às fãs que mandem nudes. Ele também gosta de autografar decotes.
Where do I buy this ??? pic.twitter.com/x2yomC5d2B
— Daddy (@Borgore) 25 de março de 2017
Need a perfect face-throne for the amount of cake in this picture....#bootyforborgore 😈 @Borgore pic.twitter.com/ewTWVmzdu2
— Goddess Vorskova 💋 (@GoddessMalenaV) 24 de março de 2017
Everything is bigger in Texas pic.twitter.com/4UJDXs1ryF
— Daddy (@Borgore) 16 de março de 2017
Thanks Daddy @Borgore ❤️ pic.twitter.com/o5UMCvHnKe
— Robyn Von Mack (@roromackk) March 11, 2017
Os fãs, por outro lado, dizem que as músicas do DJ são libertadoras. Em outubro de 2015, a feminista Molly Hankins publicou um texto na Vice com o título: "Como é ser feminista e trabalhar para Borgore". Nele, Molly diz que hesitou em aceitar o trabalho por saber o histórico do músico, mas hoje tem uma visão completamente diferente dele.
"Depois de conhecê-lo melhor, eu tive que admitir que ele era um cara muito legal", disse, acrescentando que ele é completamente diferente do personagem que inventou nos palcos. "Então eu me perguntei: quem é pior - o cara que é extremamente misógino nas ruas e um cavalheiro na vida pessoal ou alguém com uma imagem impecável que trata as mulheres como lixo?"
Ela termina o texto defendendo o hábito do músico de pedir nudes das fãs e retuitar as fotos. "Se cada garota de todo o mundo tuitar um foto de sua bunda ao mesmo tempo, seremos todas vagabundas ou será normal? Se é 'ok' a Miley [Cyrus] pedir às fãs para deixarem os seis à mostra, como eu não posso ficar 'ok' com Borgore dizendo para mostrar a bunda? Que se fod*, eu vou fazer isso."
Em fevereiro deste ano, Borgore conversou com o The Huffington Post americano. "Assim como eu sou um 'bad boy', também sou um bom garoto. Se por um lado, tenho meninas tuitando e lotando meus shows, eu ainda ligo para minha mãe todo o santo dia. É um estranho yin yang."
Apesar disso, Borgore continua sendo criticado por colegas DJs. Bassnectar, por exemplo, disse que suas músicas "degradam as mulheres assim como as tratam como objetos sexuais."
@Huntermoore @Borgore no, not trying to talk shit on him personally. Just on degradation of women as weak sex objects. It's disrespectful.
— Bassnectar (@bassnectar) 16 de novembro de 2012
Muitos brasileiros também apoiaram Titi Muller após o desabafo.
o pisao que a titi müller deu no dj borgore foi o melhor show que rolou no palco perry
— christian (@oldchris_) 27 de março de 2017
A TITI FALANDO DO BORGORE MULHER EU TE VENERO
— bƎEatriz (@letsdragons) 26 de março de 2017
Titi apresentando o Borgore foi a melhor coisa da transmissão do Lolla. Por um mundo com mais mulheres assim.
— tay (@tcamilizer) 26 de março de 2017
Titi Müller ainda nos TT pelo pisão no Borgore!
— Yse Fuentes (@Yse_Fuentes) 27 de março de 2017
Se eu amei? amei simmmm!
Titi entrou na onda e comentou o assunto de forma bem humorada.
Sobre hoje pic.twitter.com/W4cSI3LASm
— titi müller (@titimuller) 27 de março de 2017
LEIA MAIS:
- As letras machistas e misóginas deste artista deveriam incomodar todo mundo
- Ele decidiu assinar e-mails com o nome de sua colega de trabalho e viu o pior lado do machismo