ENTRETENIMENTO
17/03/2017 10:47 -03 | Atualizado 17/03/2017 11:04 -03

De volta ao Festival de Cannes: Kleber Mendonça Filho presidirá júri da Semana da Crítica

Kleber Mendonça Filho ao lado de Sonia Braga, protagonista do filme 'Aquarius'.
Getty Images
Kleber Mendonça Filho ao lado de Sonia Braga, protagonista do filme 'Aquarius'.

Kleber Mendonça Filho vai voltar a Cannes em 2017, dessa vez, para presidir a 56ª edição da Semana da Crítica, que ocorre em paralelo ao festival e premia filmes de diretores com carreiras promissoras.

O anúncio foi feito pelos organizadores nesta quinta-feira (16).

No ano passado, o cineasta pernambucano esteve na competição pela Palma de Ouro com Aquarius, protagonizado por Sonia Braga. Aplaudido no festival, o longa teve exibição marcada por protestos do elenco contra o governo do presidente Michel Temer.

O filme perdeu o prêmio para Eu, Daniel Blake, de Ken Loach.

Diretor dos premiados Recife Frio, Vinil Verde e O Som ao Redor, Mendonça Filho sucederá a britânica Andrea Arnold, diretora de American Honey.

Completam o júri: Diana Bustamante Escobar, produtora do Festival de Cartagena, na Colômbia, o jornalista americano Eric Kohn, redator-chefe do site Indiewire, Hania Mroué, diretora do Cine Metropolis no Líbano, além do ator franco-canadense Niels Schneider.

A bancada presidida pelo pernambucano entregará o Grande Prêmio a um dos sete longas em competição, além dos prêmios Revelação e Discovery, voltados para produções em curta-metragem.

A lista de selecionados será anunciada no final de abril.

Vale lembrar que o Grande Prêmio já revelou no passado cineastas como Werner Herzog, Guillermo del Toro, Lars von Trier e Alejandro González Iñárritu.

O 70º Festival de Cannes acontecerá entre 17 e 28 de maio. O júri principal será presidido pelo diretor Pedro Almodóvar.

Photo gallery As maiores vilãs: Como estão as atrizes hoje See Gallery