15/12/2016 16:13 -02 | Atualizado 15/12/2016 16:13 -02

6 dicas de aplicativos para começar a ler em plataformas digitais

Reprodução/Youtube

Há quem diga que não há experiência igual a de ler um livro impresso. No entanto, a leitura em plataformas digitais – e cada vez mais populares –, como Kindle, smartphones, Kobo e tablets tem muitas vantagens.

Entre elas, está a clássica de que, ao invés de carregar com você apenas um livro, você pode carregar dezenas de títulos em um único dispositivo, limitado apenas pela capacidade de memória. Além disso, os preços tendem a ser bem mais amigáveis; e a portabilidade garante que você possa levá-los a todo lugar.

Segundo a edição deste ano da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, da Fundação Pró-Livro e do Instituto Ibope Inteligência, 41% dos brasileiros já ouviram falar dos livros digitais – trata-se de um aumento de 11% em comparação aos dados de 2011.

Desta amostra, 26% afirmou já ter lido livros em suportes digitais. Da população de leitores assíduos, 34% declararam já ter lido em mídias digitais.

Otavio Marques da Costa, publisher da Companhia das Letras, crê que o leitor frequente consome tanto o impresso quanto o digital.

“O que explica a estabilização no mercado de e-books em língua inglesa é essa relação de apego com o livro físico”, disse em entrevista ao HuffPost Brasil.

Mas se você tem a intenção de experimentar a leitura em plataforma digitais, saiba que a qualidade dela nunca foi tão boa quanto hoje – e se você já lida facilmente com as tecnologias atuais, tem isso a seu favor, para começar.

Dependendo da circunstância, o e-book pode ser o mais adequado para as suas necessidades. Carregar dezenas de títulos em apenas um aparelho pode ser mais vantajoso do que colocar dezenas de livros na mala de viagem, por exemplo.

O HuffPost Brasil preparou uma lista de aplicativos super úteis para quem lê em plataformas digitais. Eles podem ajudar você a fazer a transição para esse mundo paralelo ao papel e, quem sabe, se aprofundar nele.