MUNDO
04/12/2016 11:51 -02 | Atualizado 04/12/2016 11:51 -02

A longa despedida que Cuba promoveu a Fidel Castro, líder da Revolução (FOTOS)

As cinzas do líder da revolução cubana, Fidel Castro, após cortejo de quatro dias, foram levadas para o cemitério Santa Efigenia, em Santiago de cuba, berço da Revolução Cubana, na manhã deste domingo (4). Em uma cerimônia privada, ele será enterrado perto do túmulo de José Marti, filósofo inspirador da revolução que era citado frequentemente nos discursos de Fidel.

O trajeto das cinzas pela ilha incluiu os municípios de Matanzas, Cienfuegos e Sancti Spiritus, por exemplo, que foram visitados por Fidel e seu exército rebelde em janeiro de 1959, enquanto eles iam para Havana na famosa "Caravana da Liberdade", percurso feito pelo ex-presidente depois de ter ganho a guerra contra Fulgencio Batista. O cortejo da urna de Fidel refaz, após 57 anos, os passos dessa caravana.

Milhões de pessoas ao longo das cidades e povoados cubanos atravessados pelo cortejo fúnebre se despediram com lágrimas, bandeiras de Cuba, mensagens pintadas nos rostos e cantando "eu sou Fidel". Foram quatro dias de cortejo através dos mil quilômetros que separam Havana de Santiago de Cuba.