NOTÍCIAS
24/08/2016 16:47 -03

ONG resgata animais e fecha 'pior zoológico do mundo', em Gaza

Nir Elias / Reuters
Laziz, an 8-year-old tiger, part of group of 15 animals from Gaza, the last survivors of the

A organização internacional Four Paws removeu, nesta semana, 15 animais - incluindo um tigre, um emu, um porco-espinho e cinco macacos - que viviam em condições precárias no zoológico Khan Younis, em Gaza.

Segundo o International Business Times a operação representa também o encerramento das atividades do que é considerado "o pior zoológico do mundo".

De acordo com informações da agência chinesa Xinhua, os animais serão transportados para um centro de tratamento na Jordânia. Alvo de ataques de Israel, o zoológico não tem condições de manter os animais lá, afirmaram os veterinários responsáveis pela retirada dos bichos do local.

Desde o começo do ano, o zoológico vinha sofrendo problemas financeiros, e não conseguia mais prover cuidados e comida para os animais, segundo a organização. Ainda de acordo com informações do International Bussiness Times para manter os visitantes frequentando o local, o zoológico chegou a expor animais empalhados dentro das jaulas e pintou burros de preto e branco para que os animais se parecessem com zebras.

De acordo com a agência EFE, na última década, existiram sete zoológicos na Faixa de Gaza, todos eles da iniciativa privada e, com o fechamento deste, restarão ainda quatro.

Abu Diab, dono do zoológico, contou à EFE que "o problema foram as três guerras contínuas de Gaza (com Israel, em 2008-2009, 2012 e 2014)", sobretudo a última e a mais longa (durou 50 dias), na qual morreram muitos animais por causa do estresse provocado pelas bombas e a falta de alimentação.