COMPORTAMENTO
01/08/2016 22:21 -03

7 frases de Ney Matogrosso que mostram por que ele é uma lenda viva

Ney Matogrosso completa 75 anos de idade nesta segunda-feira (1).

Figura antológica da música brasileira, Matogrosso - nascido Ney de Souza Pereira, em Mato Grosso do Sul -, aos 17 anos, deixou a casa da família conservadora para ganhar o mundo com sua voz feminina e de contratenor e seu estilo exuberante. Alistou-se na Aeronáutica, onde deixou de ser um rapaz encabulado e teve suas primeiras experiências sexuais.

Juntou-se ao grupo Secos & Molhados na década de 1970. Em plena ditadura militar (1964-1985), o trio fazia performances espalhafatosas, cheias de glitter, maquiagem e roupas justas. No palco, Matogrosso já mostrava as características que traz com ele até hoje: uma energia sexual pulsante, o ar de mistério e os movimentos quase que hipnóticos.

Após expandir as possibilidades da linguagem musical com o trio, lançou mais de 20 discos em carreira solo, emplacando inúmeros sucessos de público e crítica.

Assumidamente gay - ele diz que Cazuza foi um dos amores de sua vida -, o artista nunca hesitou em viver sua vida da forma mais autêntica possível, seja na arte, no sexo ou nas opiniões fora da curva. No caso de Matogrosso, estas três áreas da vida se unem em um belíssimo legado. Sem sombra de dúvida, um ícone.

Veja abaixo alguns trechos de entrevistas com Matogrosso: