NOTÍCIAS
08/07/2016 17:27 -03

Estas fotos maravilhosas celebram a beleza de crianças com síndrome de Down

Uma fotógrafa de Nova Jersey, nos Estados Unidos, está celebrando a beleza de crianças com a síndrome de Down por meio de seus lindos retratos.

Em outubro do ano passado, Julie Willson, que tem três filhos, reuniu 11 crianças com síndrome de Down e capturou o estado de espírito delas em uma série fotográfica. As famílias responderam a um anúncio da fotógrafa, que buscava crianças com a síndrome entre 0 e 5 anos, e algumas viajaram até três horas para participar da sessão de fotos.

11 crianças com síndrome de Down, entre 0 e 5 anos, participaram da sessão de fotos

Willson se inspirou em sua irmã Dina para a série de fotos. “Dina nasceu em 1975 com síndrome de Dow e foi absolutamente a luz de nossa família”, Willson disse ao The Huffington Post, acrescentando que a irmã faleceu em janeiro de 2011, devido a uma insuficiência cardíaca congestiva.

“Fotografar essas 11 crianças trouxe muitas lembranças ótimas da minha irmã”, disse Willson. “Realmente espero que, por meio de minhas fotos, possamos mudar a forma como algumas pessoas veem a síndrome de Down.”

Desde que lançou a série, a fotógrafa recebeu muitas reações positivas. “Ver como as fotos se tornaram virais e quanta atenção receberam me fizeram perceber que é preciso aumentar a conscientização sobre as crianças com síndrome de Down”, acrescentou.

“Realmente espero que, por meio de minhas fotos, possamos mudar a forma como algumas pessoas veem a síndrome de Down.”

Willson e uma das mães da sessão de fotos, Shannon Daughtry, acabaram encontrando a Nothing Downuma organização sem fins lucrativos dedicada à sensibilização sobre a síndrome de Down.

“Infelizmente, vimos que pouca coisa mudou desde que minha irmã nasceu, há 40 anos. Meus pais receberam ofertas e recomendações para colocar minha irmã em uma instituição”, Willson lembra. “Hoje, pais que recebem o diagnóstico dos filhos durante a gravidez muitas vezes recebem a recomendação de interromper a gestação devido à síndrome de Down, e aqueles que recebem o diagnóstico depois do nascimento são informados de todos os aspectos negativos sobre o futuro dos filhos, em vez dos positivos.”

“Com a Nothing Down, esperamos mostrar ao mundo todos os aspectos positivos das crianças com a síndrome de Down através de projetos de foto e vídeo”, explicou.

Confira a série abaixo e visite o site da Nothing Down para conhecer as incríveis crianças que Willson fotografou, além das informações fornecidas pelos pais.