MULHERES
03/06/2016 20:18 -03 | Atualizado 31/07/2018 16:02 -03

Estas são as caras da beleza feminina ao redor do mundo -- elas vão te impressionar

Mihaela Noroc

Começou, como essas coisas começam, quando Mihaela Noroc, de 30 anos, pediu demissão sem nenhuma razão aparente. Ela tinha economizado um pouco e decidiu que era hora de viajar, capturando suas aventuras através da câmera.

Mas ela não tirou fotos de si mesma de pé em um enorme penhasco, com um pau de selfie. Ela não tirou close-ups de fotos macro da flora ou um cenário de horizonte difuso. Em vez disso, ela tirou fotos de pessoas que ia conhecendo — mulheres, particularmente mulheres que chamavam sua atenção por considerá-las belas.

Seu objetivo em catalogar a beleza do assunto fotografado — de acordo com uma publicação em seu blog , The Atlas of Beauty ("o atlas da beleza", em português) — é "equilibrar toda a negatividade que vemos na mídia".

"Cada dia, quando assistimos aos meios de comunicação vemos um Atlas de Guerras, Conflitos e Medo", escreveu Noroc sobre seu projeto online. "As pessoas brigam apenas por serem diferentes, por causa da religião, cultura ou raça diferente".

A concepção universal de beleza de Noroc é de um ser que representa seu meio com confiança, que posa tão naturalmente quanto possível. A maioria das mulheres que ela fotografa nunca tinham feito um retrato profissional, o que Noroc conta como um grande benefício; existem menos poses e o foco não é satisfazer uma grande audiência. Ao contrário, as mulheres nas fotos posam com orgulho, encarando a câmera de frente.

"Depois de fotografar mulheres em mais de 45 países posso afirmar que a beleza está em todas partes e a maquiagem, o dinheiro, a raça ou o status social não importam. Trata-se mais de ser quem você é", escreve Noroc. "A moda global nos faz querer aparentar e comportar de uma mesma maneira, mas somos lindas porque somos diferentes".

Ao olhar o Atlas of Beauty, você verá que a beleza se transforma, não é em um padrão universal, mas um complicado bordado.

As fotos e legendas abaixo são do blog de Noroc: