MULHERES
30/03/2016 18:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

5 mulheres falam sobre a vida depois do aborto

“Se você se sente à vontade para falar, acho importante vocalizar. Acho que ajuda a tirar o estigma associado ao aborto.”

“A discussão sobre o aborto nos Estados Unidos é tão grande e tão inflamada, mas poucas mulheres que fizeram aborto são acrescentadas ao debate”, disse a fotógrafa Allison Joyce recentemente ao The Huffington Post.

Joyce decidiu mudar essa situação com a série de fotosAbortion, After the Decision (Aborto, Depois da Decisão, em tradução livre), que conta com retratos de cinco americanas falando sobre suas histórias de aborto.

Apesar de publicado em 2013, a série ainda é relevante diante de uma recente decisão da Suprema Corte que tem o potencial de fechar quase todas as clínicas de aborto no Estado do Texas.“Achei importante ouvir as mulheres falando sobre as razões pelas quais decidiram terminar a gravidez e como elas se sentiam a respeito da decisão”, disse Joyce ao The Huffington Post.

Uma em cada três mulheres americanas vai fazer aborto em algum ponto de suas vidas, mas infelizmente a decisão de terminar a gravidez ainda é estigmatizada.

“Isso significa que, estatisticamente, todo mundo conhece alguém que teve de tomar essa decisão”, disse Joyce. “Pode ser sua mãe, sua irmã, sua amiga, professora ou vizinha.”

Ao compartilhar suas histórias sobre aborto, as mulheres podem ajudar a acabar com esse estigma. “Acho importante humanizar o assunto e levá-lo além da discussão política, das estatísticas e das manchetes”, disse Joyce. “Falando abertamente e entendendo como e por que as mulheres chegam a essa decisão pode ajudar a tirar o estigma da conversa.”

Veja abaixo as histórias dessas cinco mulheres.