NOTÍCIAS
28/03/2016 12:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

ABSURDO! Escola de natação no RS usa foto de menino sírio afogado em propaganda

Um anúncio de uma escola de natação no Rio Grande do Sul está causando polêmica nas redes sociais.

A Academia FitFlex, da cidade de Esteio, divulgou a peça no último dia 3, em um jornal local.

A propaganda era sobre aulas de natação para bebês.

Há a foto de um bebê nadando. Ao lado, a frase: "9 meses para nascer, 3 anos para crescer, e 2 minutos pra ficar sozinha em 1 minuto pode morrer afogada".

Abaixo, outra foto. A de uma criança morta por afogamento, caída na areia de uma praia.

A imagem em questão é real: um menino sírio, morto na Turquia, em 2015, após o barco em que estava com a sua família naufragar.

A fotografia rodou o mundo, causando choque e comoção, alertando para o problema dos refugiados na Europa e no Oriente Médio.

O uso da imagem do menino foi totalmente deasprovada por quem viu a propaganda.

Depois que a polêmica começou a acrescer, a escola tirou a sua página do Facebook do ar.

Segundo o G1 do Rio Grande do Sul, o diretor da escola confirmou que a própria FitFlex criou o anúncio. Ele se disse surpreso com a repercussão negativa e que a intenção era chamar a atenção para o perigo dos afogamentos.

Confira a nota oficial da escola:

"A FitFlex vem a público esclarecer fatos sobre material que está circulando na internet, extraído da edição de 03/03/16, do Jornal Destaque de nossa cidade. É importante inicialmente salientar o respeito da empresa por seus clientes e familiares, em especial por todas as crianças que já aprenderam a nadar em nossas piscinas.

No ano de 2011 aumentamos nossos esforços em divulgar e trabalhar com a conscientização do grave problema de afogamentos, que é uma das principais causas de morte acidental entre crianças.

Reconhecimento deste esforço nos levou ao registro no livro dos recordes em conjunto com a Maior Aula de Natação do Mundo, onde contribuímos com o segundo maior número de participantes, ficando atrás do SeaWorld's Waterpark de Orlando, EUA. O que demostra nosso compromisso com a seriedade e respeito a nossos clientes.

No final de fevereiro, após a trágica perda de uma criança ocorrida com uma família próxima da academia, morta por afogamento, decidimos fazer algo para chamar a atenção para este problema, foi então que se publicou esse anúncio.

Tentou-se mostrar que não só em uma guerra se perdem crianças, que ao nosso lado uma criança pode morrer acidentalmente afogada. No Brasil, a segunda causa de morte acidental de crianças é o afogamento, porém pouco se fala deste grave problema. A cada quatro dias uma criança morre afogada em nosso país.

No caso da polêmica que o anúncio criou, em especial no meio da comunicação social, nossa intenção também era chamar a atenção para o grave e real problema de afogamentos. A repercussão foi maior que nossas fronteiras municipais.

Temos plena consciência que esse anúncio viralizou negativamente, onde praticamente nenhum comentário se fez sobre o problema de afogamento infantil.

Fizemos um material para alertar sobre o problema e erramos, mas ao menos fizemos. Pedimos que aqueles que podem fazer algo, que divulguem formas de preservar vidas em suas cidades.

Em nenhum momento foi a intenção faltar com o respeito a quem quer que seja, tanto que ao recebermos o primeiro feedback negativo, retiramos a foto do anúncio.

Respeitosamente,

Academia FitFlex."