Comportamento

5 coisas que você jamais deve dizer ao seu chefe (e o que dizer no lugar)

Aliza Licht, guru de relações públicas da Donna Karan e autora do livro Leave Your Mark: Land Your Dream Job. Kill It in Your Career (Deixe sua marca gravada: encontre o emprego de seus sonhos e arrase em sua carreira), nos dá seus conselhos sobre as maneiras mais eficazes de comunicar-se no escritório.

1. Não diga “deixei uma mensagem para ele”."

“Ninguém olha suas mensagens de voz tão rapidamente ou com tanta frequência quanto olha seus e-mails. Portanto, deixar uma mensagem de voz horas antes não quer dizer fazer um esforço de verdade”, diz Licht, a voz do nome @dkny no Twitter. “Se uma coisa tem hora para ser resolvida, não deixe mensagem de voz. Eu recomendo sempre mandar um e-mail primeiro e depois, se você não receber retorno, telefonar.”

Diga: "Já tentei falar com ele de várias maneiras e vou tentar de novo daqui a pouco.”

2. Não diga: “Vou sair de férias no dia X”

Diga: ."Tudo bem se eu folgar nos seguintes dias? Se for, quero marcar minhas férias.”

“Você precisa pedir permissão primeiro e só depois marcar suas férias. Sua chefe pode ter projetos planejados, coisas que ela ainda não comunicou a você.”

3. Não diga: “Estou supercansada hoje”.

Diga: Nada.

“Não se queixe de estar cansada”, aconselha Licht. “Acho que as mídias sociais, de modo geral, estão levando todo o mundo a comunicar-se de jeito mais casual. Mas ainda assim é preciso prestar atenção às suas palavras e pensar no que elas refletem a seu respeito.”

4. Não diga: “Você nunca me disse para fazer tal coisa”.

Diga: "Sinto muito, eu não sabia que tinha que fazer tal coisa.”

“Dessa maneira você não vai assumir a culpa por alguma coisa que não é culpa sua, mas tampouco vai estar culpando sua chefe”, ela explica.

5. Não diga: “Trabalho aqui há dois anos e acho que mereço um aumento”.

“O tempo não quer dizer nada”, diz Lichet. “Você precisa mostrar à sua chefe por que merece um aumento. Ninguém gosta de pessoas que acham que têm todos os direitos do mundo.”

Diga: "Eu adoraria ter a oportunidade de lhe mostrar o que realizei este ano. Acho que cresci muito em meu cargo e que estou pronta para assumir mais responsabilidades.”

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.