MUNDO
27/03/2016 11:16 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Bernie Sanders derrota Hillary Clinton e vence nos três estados disputados no sábado

ROBYN BECK via Getty Images
Democratic presidential candidate Bernie Sanders gestures while speaking at a campaign rally, March 23, 2016 at the Wiltern Theater in Los Angeles, California. / AFP / ROBYN BECK (Photo credit should read ROBYN BECK/AFP/Getty Images)

Único candidato completamente favorável à legalização da maconha, o senador Bernie Sanders venceu as três prévias disputadas no sábado (26) contra Hillary Clinton. O resultado conquistado no Alasca, no Havaí e em Washington interrompe a sequência de vitória da candidata.

No Hawai, que tem 25 delegados, Sanders ganhou 71% dos votos contra 29% de Hillary. No Alasca, com 16 delegados, o democrata conseguiu 82% dos votos e, em Washington, que tem 101 delegados, obteve 73% da votação.

Até agora, Hillary ainda está na frente na contagem de delegados nas primárias e continua sendo considerada favorita, mas a tripla vitória de Sanders neste sábado dá um novo impulso à campanha do senador para as etapas das primárias no meio oeste e no noroeste do país, marcadas para abril.

Os candidatos ainda aguardam a contagem final dos delegados de cada candidatura nestes estados, mas a expectativa é de que as primárias de ontem tenham aumentado consideravelmente o número de delegados de Bernie Sanders, que, na última semana também venceu nos estados de Idaho e Utah.

Pela contagem atual, a ex primeira-dama dos Estados Unidos tem 1.288 delegados nas primárias e 469 “superdelegados”, uma elite do partido que tem autonomia de voto. Sanders tem 947 delegados pelas primárias e 29 “superdelegados”.

Os candidatos democratas voltam a se enfrentar no dia 5 de abril em Wisconsin, onde vão disputar 86 delegados, mas a estratégia de Sanders está voltada para a Califórnia, onde vai disputar, em julho, os 475 delegados do estado que tem o maior número em jogo.

LEIA TAMBÉM:

- Trump tira Rubio da corrida eleitoral nos EUA; Hillary se consolida no lado democrata

- Em debate, Hillary e Sanders fazem de Trump o inimigo em comum

- Lojas de maconha nos EUA fazem doações para Bernie Sanders