NOTÍCIAS
26/03/2016 10:09 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Michel Temer se prepara para assumir governo em maio, segundo aliados

Anderson Riedel/ Vice PR

O anúncio do PMDB fluminense de que pretende se afastar da presidenteDilma Rousseff abalou a ala governista do partido e também o Palácio do Planalto.

Em sentido inverso, deu força ao grupo peemedebista pró-impeachment, que decidiu acelerar o trâmite do processo na Câmara dos Deputados. A previsão é votar o pedido de afastamento antes de 17 de abril.

Aliados do vice-presidenteMichel Temer afirmaram nesta sexta-feira (25) que ele se prepara para assumir o governo em maio e, por isso, também intensificou nos últimos dias as articulações no mundo político e empresarial nesse sentido.

A intenção do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), manifestada a aliados, é aprovar o impeachment o mais rápido possível. O relator do pedido de afastamento na Comissão Especial, Jovair Arantes (PTB-GO), já teria, segundo apurou o Estado, avisado Cunha de que vai apresentar parecer favorável à saída de Dilma.

Cunha também não desistiu de incluir a delação do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) no pedido de impeachment que tramita na Comissão Especial e tem como base as pedaladas fiscais (manobras contábeis) da atual gestão.

A pressa e o otimismo dos peemedebistas pró-impeachment também se deve às dificuldades do Planalto e do PT em definir na Justiça a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. Sem o cargo e os poderes dele, Lula está praticamente impossibilitado de fazer a articulação com o PMDB e demais partidos da base. O petista, no entanto, recorreu ao Supremo em busca de recuperar o direito de assumir a pasta.

LEIA TAMBÉM:

- Por um fio! Temer articula rompimento com governo Dilma

- Não sobra um! Sucessores de Dilma, em caso de impeachment, estão na mira da Lava Jato

- Delação de Odebrecht: O homem que pode derrubar a República resolveu falar

- Temer e Aécio já discutem 'partilha' de ministério após impeachment, diz jornal