NOTÍCIAS
26/03/2016 16:18 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:52 -02

Do sopão ao menu do dia: ONG dos EUA serve 'sopão sofisticado' para moradores de rua

Kansas City Community Kitchen

Uma organização dos Estados Unidos deu uma boa reforçada no tradicional “sopão” servido para moradores de rua em Kansas City, no estado de Missouri.

A Kansas City Community Kitchen serve refeições para moradores de rua seguindo as mesmas práticas de um restaurante, uma iniciativa que inclui recepcionistas, garçons e uma boa pitada de respeito.

“Estamos tentando inverter a imagem do sopão”, disse Mandy Caruso-Yahne, diretora de atividades comunitárias da Episcopal Community Services, que coordena a cozinha, em entrevista ao site Upworthy.

A Kansas City Community Kitchen tem servido a comunidade há 30 anos, segundo seu site, mas, em 5 de fevereiro deste ano, reiniciou as atividades com uma nova iniciativa para que os moradores de rua “comam com dignidade”, como se estivessem em um restaurante.

Todos os dias úteis, entre 11h e 14h, voluntários servem almoço de qualidade aos sem-teto, segundo um comunicado da organização. Os indivíduos são cumprimentados na entrada por uma recepcionista que os senta em uma mesa e lhes oferece um cardápio. Um garçom então pergunta o que eles gostariam de comer, e uma refeição fresquinha é servida.

“É diferente”, disse Brian Oglesby, um morador de rua que se alimentou na Kansas City Community Kitchen, em entrevista ao jornal The Kansas City Star. “Eles me tratam bem, como se não soubessem que sou sem-teto.”

O cardápio foi criado pelo chef-executivo Michael Curry, proprietário do restaurante Lil’ Bubba, em Kansas City, que já viveu na pobreza e também teve de recorrer aos chamados sopões para se alimentar.

Today's lunch: Ras el hanout roast chicken on rice and bean curry stew with apple, green salad, stewed green beans and...

Publicado por Kansas City Community Kitchen em Quarta, 25 de novembro de 2015

Curry prepara refeições variadas e saudáveis que incorporam alimentos frescos e sugestões dos frequentadores.

“Na semana passada, tivemos visitantes que perguntaram quando iríamos fazer algum churrasco”, o chef disse no comunicado. “Então, quando preparamos nosso frango dias depois, decidimos fazer sanduíches de frango com nosso molho caseiro, que não leva muito açúcar e sal.”

Servir os moradores de rua não é a única atividade da organização.

Special thanks to the group of The Pembroke Hill School's freshmen who volunteered at the Kansas City Community Kitchen on Wednesday, October 14, 2015!

Publicado por Episcopal Community Services (ECS), Heartland em Segunda, 19 de outubro de 2015

Os voluntários da cozinha também podem participar do Programa de Formação “Culinary Cornerstones”, um curso de 12 semanas que ensina os desempregados e aqueles com subempregos a cozinhar, bem como treinamento em finanças. A ONG também ajuda os estudantes a conseguir estágios em outros restaurantes locais.

“Queremos ser o lugar para onde os restaurantes de Kansas City ligam quando precisam de uma boa ajuda em suas cozinhas”, disse Curry. “Todos têm o direito de ser nutridos e sustentados, e vamos fazer isso tanto com alimentos quanto com aprendizado.”

Já para outros voluntários, como Kenneth Cabean, que recebe as pessoas na entrada, a atividade tem muito a ver com servir com a alma.

“[Os moradores de rua] estão acostumados a esperar na fila por comida, por uma cama — eles ficam na fila para chegar à porta”, disse Cabean ao The Kansas City Star. “Você os vê sorrindo hoje? Isso pode mudar o coração de um homem.”